O projeto é viabilizado com recursos do edital MT Criativo – edição Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). “O Livraiada é um dos poucos projetos de feira que oportunizou o protagonismo da literatura. Nesse sarau, o projeto vai fazer a aquisição de algumas obras de autores mato-grossenses, fomentando o mercado editorial”, destaca a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura.
Pela manhã, entre 10h e 12h, vai ser ministrada a oficina “Filosofia, Arte e Conhecimento”, pelo professor Júlio Custódio, que convida o público à reflexão, pensamento crítico e à apreciação artística.
A organização da feira promove também um “Sarau Livre” com microfone disponível, que convida o público a declamar poesias e textos autorais ou favoritos. Um dos participantes confirmados é o jornalista, escritor e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Lorenzo Falcão, com vasta experiência e contribuições para a cultura.
O evento prevê a distribuição gratuita de livros de autores regionais, o que permite à população contato direto com a produção literária de Mato Grosso. A Livraiada mantém o foco no incentivo à produção local. “A iniciativa surge no sentido de fomento à literatura e incentivo ao leitor. Quando falamos em economia criativa, incluímos a distribuição do produto, produzido aqui no Estado, e na divulgação dessa literatura, feita também em Mato Grosso, e na formação”, frisa Keiko.
Escritores independentes que desejarem vender livros durante a feira estão convidados para apresentar as obras diretamente ao público leitor e fortalecer a comunidade literária.
Pela tarde, está prevista uma apresentação de DJ, com música para a celebração cultural, entre 17h e 20h.
O evento é uma produção do Coletivo Livraiada, com o apoio da Tchá Por Discos. O Sarau Literário Livraiada foi contemplado no edital MT Criativo – Feira de Economia Criativa/Solidária, promovido pela Secel com recursos da Lei Paulo Gustavo. Também conta com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fonte: Olhar Direto






