A cidade de São Paulo se transforma com a chegada do Lollapalooza Brasil, que neste ano acontece nos dias 28, 29 e 30 de março no Autódromo de Interlagos e ainda tem algumas modalidades de ingressos à venda.
Além da expectativa dos fãs, Sampa sente o impacto do festival em diferentes aspectos. Desde o transporte público e programação cultural da cidade até vagas de trabalho temporário. As mudanças são diversas, mas como a capital paulista entra no clima do evento e se adapta para receber milhares de pessoas?
LEIA MAIS
Foto: Instagram @lollapaloozabr
De acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), na edição de 2023, o Lollapalooza Brasil levou mais de 300 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos nos três dias de evento, impulsionando a economia da capital paulista e movimentando setores importantes, como transporte, hotelaria e comércio.
O Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da SPTuris, ainda apontou que o percentual de turistas de outros estados durante os dias de shows foi um dos mais altos entre todos os eventos que aconteceram na cidade naquele ano, mostrando a força atrativa do festival.
Como de praxe, em 2024, as métricas do Lollapalooza Brasil foram praticamente replicadas. De acordo com a produção do evento, no ano passado, o Lolla BR atraiu um público de 240 mil pessoas nos três dias de festival e impactou São Paulo para muito além do Autódromo de Interlagos, com uma movimentação econômica expressiva.
Além disso, em 2024, o festival gerou 14.346 empregos diretos e indiretos, contribuindo para o crescimento econômico e a geração de renda em toda a região de Interlagos e da cidade de São Paulo. Diante de um panorama positivo, como será neste ano?
Foto: Instagram @lollapaloozabr
Empregos
Para 2025, as previsões estão otimistas. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, promoveu neste mês uma seleção para 400 vagas temporárias de vigilante e auxiliar de limpeza no festival, com processos seletivos realizados na unidade Interlagos do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.
Além destas, a Prefeitura de São Paulo ainda ofertou outras 100 vagas de trabalho temporário como controlador de acesso ao Lollapalooza, priorizando candidatos que tenham fácil acesso à Zona Sul.
Transporte público
O Lollapalooza ganha um esquema de transporte especial e totalmente pensado para o público que irá ao evento. Junto a ViaMobilidade, ViaQuatro, CPTM e Metrô, o Lolla anunciou que todas as linhas de Metrô e Trem terão serviço 24 horas, inclusive na Estação Autódromo, que terá bilheterias abertas durante os dias de evento. A Linha 9-Esmeralda (da CPTM, o trem) será a linha oficial para chegar ao evento.
Ao longo do final de semana, o embarque e desembarque funciona normalmente até às 00h. A partir deste horário será possível embarcar somente na estação Autódromo e desembarcar e fazer integração em qualquer outra estação. As estações Pinheiros e Autódromo, inclusive, estarão 100% no clima do festival, com os tradicionais lambe-lambes.
Ver essa foto no Instagram
A operação de transporte vai contar com três operações especiais: Lolla Transfer, Lolla Express e Trem Expresso
Lolla Express: Serviço de ônibus urbano comum, com três pontos de embarque na cidade. Nessa modalidade, o desembarque é feito em frente ao portão de entrada do festival, tornando a experiência de ida rápida e segura.
Trem Expresso: Com partida da estação de Pinheiros em trens exclusivos, a modalidade possibilita a chegada do público no Autódromo em 30 minutos. A compra antecipada deverá ser feita em passaporte.viamobilidade.com.br.
Lolla Transfer: Transporte oficial em ônibus executivo, operado pela Squad, que deixará os fãs dentro do Autódromo com todo o conforto. A saída acontecerá em nove pontos de São Paulo, incluindo Santo André, Campinas e São Bernardo. Este é o único Transfer Oficial do LollaBR.
Carros particulares, de aplicativos e taxi não acessarão o Lolla
Para maior segurança e comodidade do público, as ruas do entorno do Autódromo estarão bloqueadas para a entrada de veículos não identificados, incluindo carros de aplicativo e táxis. Por isso, somando aos serviços de Metrô e Trem, a operação de transporte será complementada por duas opções de serviços de ônibus.
Programação cultural: Lolla além do Autódromo
Além do festival, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de março no Autódromo de Interlagos, o Lollapalooza ainda promove os já aguardados side shows, eventos diversos pela cidade que apresentam shows solo das atrações do Lolla. Neste ano, girl in red, Inhaler, Parcels e JPEGMAFIA são os confirmados.
girl in red, Inhaler e Parcels se apresentam na AUDIO, na zona oeste de São Paulo, nos dias 27 e 31 de março, sendo que os dois primeiros farão shows no mesmo dia. Já o JPEGMAFIA faz show no dia 27 de março, no Cine Joia, na região da Liberdade.
Ver essa foto no Instagram
O Fontaines D.C também havia confirmado side show na cidade, mas a banda decidiu cancelar sua passagem pelo Brasil, inclusive o show que faria no Lollapalooza, por motivos de saúde.
Hospedagem e setor aéreo
De acordo com uma pesquisa promovida pelo Airbnb, 41% dos brasileiros afirmaram que pretendem viajar neste ano para participar de eventos de música. Dentro desse percentual, 30% confirmou que o Lollapalooza era sua escolha, reafirmando a força do evento da capital paulista.
Ainda segundo a plataforma, a procura pro acomodações na cidade de São Paulo em torno dos dias do festival cresceram em mais de 1000% em 2025, sendo o público com idade entre 30 e 39 anos, os millenials, o principal interessado.
Ver essa foto no Instagram
Já sobre transporte aéreo para São Paulo no período do Lolla, o Country Manager do site Kayak, Gustavo Vedovato, comenta:
“Os festivais de música atraem milhares de pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. Eles não apenas movimentam a economia local, mas também criam uma demanda significativa por transporte e hospedagem. Este fenômeno reforça o impacto dos grandes eventos culturais na democratização do turismo e na movimentação do setor aéreo.”
LEIA MAIS
Lollapalooza 2025 – Ingressos disponíveis
Para os fãs que desejam ir ao festival, ainda é possível adquirir os pacotes Lolla Double e o Lolla Pass, que dão acesso à pista em dois ou três dias do evento, respectivamente. Não há mais pacotes disponíveis para os Lollas Comfort e Lounge, apenas ingressos para o domingo.
Vale lembrar que o Lollapalooza Brasil 2025 será a primeira edição com ingresso digital e com um novo sistema de cashless: pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito, débito, aproximação ou, para quem preferir, é possível carregar um cartão com dinheiro nos Caixas espalhados pelo autódromo.
Fonte: portalpopline