A Secretaria de Estado de Saúde (SES) apresentou aos deputados da Assembleia Legislativa um planejamento para a migração de serviços do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), na Casa de Leis, e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
“O Governo do Estado está concentrando esforços para que a Santa Casa continue sendo uma unidade de saúde que preste serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS) – seja administrada diretamente pelo Estado ou por uma instituição terceira, que atue na área da saúde”, declarou o gestor.
Conforme dados apresentados pela SES, 70% das demandas atendidas pelo Hospital Estadual serão remanejadas para outras unidades de saúde e o restante está na fase final de estudo.
O secretário enfatizou que é preciso aguardar o avanço do leilão do prédio para que sejam definidas as próximas etapas, mas garantiu que nenhum paciente ficará desassistido. “Posso assegurar e tranquilizar os pacientes que estão sendo atendidos na Santa Casa, seja na área oncológica ou na nefrologia, que nenhum paciente irá ficar desassistido”, disse.
Figueiredo ainda informou que, desde 2019, o Hospital Estadual Santa Casa recebeu robustos investimentos do estado para melhorar a sua infraestrutura, contudo, devido ao fato de ser um prédio antigo, não foi possível habilitar os leitos para cofinanciamento do Governo Federal.
Em contrapartida, o Hospital Central contará com 80 leitos de UTI – o dobro da quantidade da Santa Casa –, sendo que todos eles poderão ser habilitados.
“Com o Hospital Central, iremos dobrar o número de procedimentos ofertados e melhoraremos a nossa receita, pois poderemos habilitar esses leitos juntos ao Ministério da Saúde e receber recursos da União, o que infelizmente não acontece com a Santa Casa”, explicou.
O deputado estadual Júlio Campos presidiu a reunião e elogiou a disponibilidade do secretário em apresentar o planejamento à Assembleia. “Foi uma audiência muito importante, com a presença do secretário de saúde, que trouxe a nós um esclarecimento com relação à situação da Santa Casa de Cuiabá”, concluiu.
Também participaram da reunião os deputados Paulo Araújo, Carlos Avallone, Eduardo Botelho, Janaina Riva, Gilberto Cattani, Edna Sampaio, Lúdio Cabral, Chico Guarnieri e Fabinho Tardin.
Fonte: odocumento