O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, suspendeu temporariamente novos atendimentos no Pronto Atendimento Infantil na manhã desta quinta-feira (20) devido à superlotação da unidade. A decisão, tomada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), visa garantir a qualidade do atendimento aos pacientes que já estão na recepção e evitar riscos a novos pacientes.
A alta demanda no hospital está associada ao aumento de casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além do crescimento das ocorrências de doenças respiratórias comuns no período sazonal. Diante desse cenário, a recomendação é que as famílias busquem atendimento nas unidades de saúde dos seus municípios de residência.
“Registramos superlotação na manhã desta quinta-feira e essa decisão de fechar temporariamente para novos atendimentos é para não comprometer a segurança dos pacientes que já aguardam atendimento e daqueles que viriam a chegar. Nosso objetivo é manter a qualidade do atendimento prestado”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O Pronto Atendimento Infantil do Hospital Estadual Santa Casa passou por modernização em 2024, ampliando sua capacidade de atendimento de 70 para 120 pacientes diários. Mesmo com a ampliação, a unidade voltou a enfrentar superlotação, um problema recorrente na instituição.
A suspensão dos atendimentos permanecerá até que a demanda se estabilize, garantindo a segurança e a eficiência dos serviços prestados.
Fonte: primeirapagina