Depois de muita expectativa e uma espera de 7 anos, o tradicional Salão do Automóvel tem as datas confirmadas oficialmente. Será realizado entre os dias 22 e 30 de novembro, no Anhembi, em São Paulo, que passou por uma série de reformas.
VEJA TAMBÉM:
O evento vinha sendo exigido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, há tempos, depois de aprovadas uma série de medidas de incentivos às montadoras, sendo a principal delas o Programa Mover, que concede R$ 19 bilhões em incentivos fiscais ao setor.
Depois da pandemia de Covid 19, que começou em 2020 se estendeu até o dia 5 de maio de 2023, quando a OMS declarou seu fim, os salões ao redor do mundo foram interrompidos. Alguns deles foram extintos e outros mudaram de formato.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Evento vai adotar mudanças
Imagem: Divulgação
Assim como aconteceu com o maior evento do gênero, o Salão de Frankfurt (Alemanha), que passou a ser realizado em Munique com outros padrões, o tradicional Salão do Automóvel também mudará, passando a ser mais intererativo e com custo reduzido para as fabricantes que irão participar.
Aliás, pelo menos por enquanto, estão confirmadas 16 marcas: BYD, Citroën, Denza, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Lecar, Leapmotor, Lexus, Mitsubishi, Peugeot, RAM, Renault e Toyota. É possível que este número aumente.
Chama a atenção entre os participantes, a Lecar, marca brasileira que promete lançar modelo eletrificados concebidos e montados na cidade de Sooterama, no Espírito Santo, conforme chegou a ser divulgado e acompanhado pela reportagem de AUTOO.
Entre outras mudanças em relação às edições anteriores, o evento no Anhembi terá pista para testes rápidos e área especial organizada pelo Motorgrid Brasil, grupo de proprietários de supercarros da América Latina, que conta com mais de quatro mil membros. Entre os modelos que estarão expostos estarão Bugatti Chiron, Pagani Utopia, Huayra R e LaFerrari.
Além disso, haverá uma espaço voltado aos ramos de peças e serviços, inspirado na CES (Consumer Electronics Show), o maior evento do setor de tecnologia que acontece em Las Vegas (EUA). Com isso, pode ser esperada a oportunidade dos visitantes participarem de experiências imersivas.
Imagem: Newspress
A última edição do Salão do Automóvel foi em 2018, já esvaziada por falta de interesse das fabricantes em participar do Salão do Automóvel. Na ocasião, executivos disseram que a participação era cara demais e que não traria o retorno esperado
Desta vez, ao contrário do que vinha acontecendo, o Salão do Automóvel não vai coincidir com as datas do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, que está marcado para os dias 7,8 e 9 de novembro.
Fonte: autoo