Depois de arrecadar impressionantes 465 milhões de dólares e ser aclamado por público e crítica, (2000) se tornou um clássico moderno. Os números ficam ainda mais impressionantes ao saber que o filme de recebeu cerca de 45 indicações em diferentes prêmios – e entre elas, levou para casa cinco estatuetas na 73ª edição do Oscar.
Durante uma entrevista de fevereiro de 2024 para o Sensacine Espanha, , protagonista da trama, admitiu sentir-se “um tanto envergonhado” ao lembrar que ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua atuação, principalmente pelo fato de que , seu colega de elenco, saiu da cerimônia de mãos vazias (Melhor Ator Coadjuvante). Segundo Crowe, o personagem de Phoenix é tão importante quanto o dele para a trama, afirmando com as seguintes palavras:
“A última vez que vi aquele filme fiquei um pouco envergonhado de ser escolhido e receber tantos prêmios porque aquele filme é uma coisa gigantesca. A história de Maximus é, possivelmente, essencial para o motor do filme, mas a trama vai muito além dela.”
“Não sei por que o mundo não percebeu o quão majestoso Joaquin era no filme. A atuação de Joaquin Phoenix é uma loucura”, ele completa.
Na conversa, além de elogiar sua co-estrela, Crowe também reconheceu o trabalho de artistas como , , e do próprio diretor, Ridley Scott. Para o astro, Gladiador foi a primeira coisa realmente grandiosa que estrelou na carreira.
“Eu era muito jovem e tive algumas experiências, mas nunca tinha estado em um set daquelas proporções épicas. No primeiro dia em que entrei havia centenas e centenas de soldados romanos e pensei: ‘Uau’. E então eu olhei para o campo e havia cerca de 6000 bárbaros germânicos, 150 cavalos, catapultas, arqueiros… Foi algo para surpreender”, revelou.
Para quem estiver interessado em (re)assistir ao épico, vale lembrar que Gladiador está disponível para streaming no Prime Video e Globoplay.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema