Sophia @princesinhamt
Política

Rodrigo Constantino critica a excessiva pragmatismo na política: uma análise contundente.

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em artigo publicado na da Revista , o jornalista e comentarista político Rodrigo Constantino propõe ao leitor uma reflexão sobre o excesso de pragmatismo, tanto na sociedade quanto na política.

O texto de Constantino invoca passagens do livro O Homem Medíocre, de José Ingenieros. A obra descreve as características presentes numa mediocracia, ao contrapor isso à visão de um ideal de perfeição por parte de alguns poucos indivíduos de destaque.

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) tem conquistado apoio da oposição e da base governista | Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
O Senador Davi Alcolumbre (União-Ap) Teve Apoio Da Oposição E Da Base Governista | Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

No fim do artigo, o jornalista sai do conceito abstrato e coloca o problema no atual cenário da política brasileira. A ala da direita no Senado apoiou Davi Alcolumbre (União-AP) na eleição para a presidência da Casa — decisão a qual Constantino considerou ”de alto custo moral”.

2025 word1
Capa do livro O Homem Medíocre, de José Ingenieros | Foto: Divulgação

De um lado, temos os poucos que pensam por conta própria, que usam o próprio juízo, que buscam sinceramente a verdade. Do outro, temos os seres passivos, que deixam a “sociedade” pensar por eles. São os medíocres, que não têm voz, mas eco, e vivem como sombras. De um lado, indivíduos com convicções que entram como parafusos, gradualmente, mas com firmeza. Do outro, adeptos fanáticos de crenças que entram como pregos, num golpe só. De um lado, os que vivem a própria vida. Do outro, aqueles para quem viver é ser arrastado pelas ideias alheias, feito gado.

Saindo do abstrato para o concreto, apoiar uma figura como Alcolumbre ao comando do Senado soa como adesão. Não há o menor risco de dar certo! O custo moral é elevadíssimo. Destrói-se todo um discurso coerente em prol de nada. Oposição precisa se opor, e não compor com o regime. No limite, o argumento “pragmático” justificaria até aderir ao governo petista em troca de um ministério, e isso seria absurdo!

O artigo “Pragmatismo excessivo” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista .

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

A Edição 254 da Revista Oeste vai além do texto de Rodrigo Constantino. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Ana Paula Henkel, Alexandre Garcia, Carlo Cauti, Anderson Scardoelli, Amanda Sampaio, Artur Piva, Eugenio Goussinsky, Augusto Nunes, Adalberto Piotto, Frank Furedi, Dagomir Marquezi, Roberto Motta e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta , escolher o plano e seguir os passos indicados.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.