A Rodada TĂ©cnica da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) esteve nesta quarta-feira (28.05) no nĂșcleo de Sinop, onde reuniu produtores da cidade e de municĂpios agregados para conhecerem mais sobre os resultados das pesquisas desenvolvidas nos Centros TecnolĂłgicos, os CTECNOS Parecis e Araguaia, da entidade.
Os temas de destaque foram o Manejo da calagem em solos arenosos; Micronutrientes e fisiológicos e o Manejo de Fósforo, potåssio e enxofre no sistema de produção.
O delegado coordenador do nĂșcleo de Sinop, JoĂŁo Marcos Rosa Bustamante, falou sobre a presença dos produtores. âĂ uma grata satisfação receber tantos produtores e nesse evento, mostrando os resultados do CTECNO Parecis e Araguaia. Isso chama muito os produtores para saber mais sobre esses resultados, tivemos a casa cheia e temos que agradecer Ă Aprosoja MT, com a diretoria que estĂĄ presente aqui tambĂ©m, por oferecer isso para nĂłsâ, afirmou.
O vice-presidente norte da Aprosoja MT, Ilson José Redivo, reforçou a importùncia dos dados dos CTECNOS, que colaboram com as escolhas assertivas dos produtores.
âA Aprosoja MT subsidia dois campos de pesquisa no estado, um em solos mais arenosos e outro em solos siltosos. E a importĂąncia desse debate que tivemos aqui com os produtores Ă© apresentar os resultados das pesquisas, que sĂŁo isentas de qualquer interferĂȘncia e de interesse comercial de alguma empresa. Essa Ă© a verdadeira e a grande importĂąncia, porque apresenta dados reais do comportamento das variedades, dos insecticidas, dos fungicidasâ, disse.
âPara o produtor Ă© essencial ter esses dados, porque atravĂ©s deles, conseguimos evoluir e melhorar nossa produção ou diminuir os riscos que se pode ter em uma safra futura, como escolha de uma variedade melhor, uma variedade mais resistente. Tantas variĂĄveis que tĂȘm na agricultura e estes campos tĂȘm essa finalidade de mostrar essas variĂĄveis em benefĂcio do produtorâ, completou.
O vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Luiz Pedro Bier, avaliou como tem sido essa primeira semana de eventos. âEstamos aqui em Sinop, jĂĄ passamos por trĂȘs nĂșcleos e a nossa avaliação Ă© que temos muita presença de produtores, tambĂ©m de tĂ©cnicos, mas principalmente de associados. Existe muita interação entre o produtor e os pesquisadores, onde os produtores conseguem tirar suas dĂșvidas e fazer perguntas diretamente para os pesquisadores, ainda mais nesta regiĂŁo em que estamos longe dos centros de pesquisa, mas conseguimos difundir a informação que Ă© gerada nos CTECNOS para o interior do estadoâ, pontuou.
O delegado do nĂșcleo de Sinop e produtor na regiĂŁo de Nova Guarita, Gelindo Lira Neto, enfatizou a confiança que os associados da Aprosoja Mato Grosso podem ter nos resultados das pesquisas realizadas pelos Centros TecnolĂłgicos do Parecis e Araguaia.
âĂ muito positivo esse trabalho que a associação jĂĄ vem fazendo. A informação que vem para o produtor Ă© muito valiosa. Os testes que estĂŁo sendo feitos, trazem resultados, novidades e uma perspectiva para o futuro da agricultura e para a nossa regiĂŁo tambĂ©m. A gente sabe que nĂŁo Ă© sĂł Campo Novo dos Parecis que tem ĂĄrea arenosa. NĂłs tambĂ©m temos parte arenosa, parte argilosa e as informaçÔes coletadas pelos CTECNOS sĂŁo de extrema importĂąncia. Ă um resultado que o produtor pode ter 100% de credibilidade e implantar na sua prĂłpria lavoura sem ter dĂșvida. Tendo certeza que os resultados sĂŁo concretos e vĂŁo trazer benefĂcios para todosâ, enfatizou.
A Rodada TĂ©cnica de 2025 continua nesta semana por mais dois nĂșcleos da regiĂŁo norte. Nesta quinta-feira (29.05) produtores de ClĂĄudia poderĂŁo conhecer mais sobre as pesquisas desenvolvidas nos CTECNOS Parecis e Araguaia da Aprosoja MT.
Fonte: cenariomt