Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Robôs: impacto nas classes trabalhadoras – uma ameaça real?

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Marx e Engels, que propunham o conflito eterno entre os seres humanos, não tinham imaginação para prever o que aconteceria no século 21. O conflito do momento não é entre “opressores e oprimidos” – mas entre humanos mal preparados e robôs. A situação é capa da revista TechLife.

Recente pesquisa da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) descobriu o que todo mundo já sabe: latinos que trabalham em agricultura, construção civil, varejo e no ramo da alimentação estão ameaçados pela automação. Outro estudo da UCLA mostrou que, só no estado da Califórnia, 2,3 milhões de latinos estão em empregos com risco de se tornarem automatizados. Voltaremos aos latinos da Califórnia mais tarde.

A questão não é nova. “As máquinas tornaram os empregos obsoletos por séculos”, lembra matéria recente da revista Time. “A máquina de fiar substituiu os tecelões, os botões substituíram os operadores de elevador e a Internet tirou as agências de viagens do mercado. Um estudo estima que cerca de 400.000 empregos foram perdidos para a automação nas fábricas dos EUA de 1990 a 2007”. 

Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial com 800 companhias e 637 milhões de empregados ao redor do mundo mediu o impacto dessa nova era. Segundo essa pesquisa, 83 milhões de empregos podem acabar até 2027.

Para ler a matéria completa na revista Oeste, clique aqui.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.