Turismo

Rijksmuseum em Amsterdã inaugura novo jardim de esculturas para visitação

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2



  • O Rijksmuseum em Amsterdã, conhecido como o maior museu da Holanda, anunciou a construção de um novo jardim de esculturas. As obras ficarão em frente a três pavilhões integrados por uma grande praça, do outro lado do canal Boerenwetering — próximo ao edifício principal do museu. O acesso será gratuito durante o dia, embora o horário de funcionamento ainda não tenha sido divulgado.

    Essa extensão se chamará Pavilhão e Jardim Dom Quixote, uma homenagem à Don Quixote Foundation, maior benfeitora privada do museu. Para a execução da obra, a fundação doou € 60 milhões e cedeu esculturas em regime de empréstimo de longo prazo.

    Os edifícios — em estilo da Escola de Amsterdã, conhecida pelos tijolos avermelhados — serão adaptados para receber exposições internas pelo escritório de arquitetura britânico Foster + Partners. O jardim será assinado pelo arquiteto belga Piet Blanckaert, especializado em paisagismo.

    Siga

    Segundo Taco Dibbits, diretor-geral do museu, o foco será em obras modernas. A exibição permanente conta com produções do escultor suíço Alberto Giacometti, a artista franco-americana Louise Bourgeois (conhecida por suas esculturas de aranhas gigantes), o escultor americano Alexander Calder, o pintor alemão-francês Jean Arp, a artista americana Roni Horn e o escultor britânico Henry Moore.

    Além das obras, o espaço receberá novas plantas. Mais de vinte árvores maduras e diversas flores nativas serão plantadas durante a composição do jardim.

    Ainda não foi divulgada a data de início das obras, mas a gestão do Rijksmuseum prevê que o jardim seja inaugurado ao final deste ano.

    Rijksmuseum, Amsterdã, Holanda
    Jardim terá obras internacionais com foco em arte moderna (Rijksmuseum/Foster + Partners/Divulgação)

    O museu

    Inaugurado em 1885 em Amsterdã, o Rijksmuseum nasceu para exaltar a arte holandesa. Com obras de artistas renomados, como Rembrandt, Vermeer e Van Gogh, suas galerias reúnem mais de 800 anos de história artística do país, contendo pinturas como a famosa Ronda Noturna de Rembrandt.

    As mais de oito mil obras em seu acervo e a grandiosidade do edifício atraem um público internacional. Por isso, é importante garantir o ingresso antes de visitar — o espaço enche e os visitantes costumam ficar no mínimo duas horas por lá.

    Busque hospedagem em Amsterdã

    Leia tudo sobre Amsterdã

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.