O ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública Ricardo Cappelli iniciou a semana como o novo presidente da . A nomeação foi publicada na sexta-feira 2, no Diário Oficial da União.
Jornalista, Cappelli aceitou o convite do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O órgão é ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, pasta liderada por Alckmin.
Cappelli, que foi o interventor da segurança pública do Distrito Federal depois das manifestações de 8 de janeiro de 2023, deixou o Ministério da Justiça diante saída de Flávio Dino. Os dois são filiados ao mesmo partido, o PSB.
No anúncio do novo presidente da ABDI em 31 de janeiro, Alckmin destacou que Cappelli contribuirá com sua “experiência e compromisso público à missão da neoindustrialização” do governo Lula.

Ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli era o número 2 da pasta sob gestão do ex-ministro Flávio Dino. Ele deixou o cargo com a saída de Dino, que vai ocupar uma vaga no .
Além de interventor do Distrito Federal, Cappelli foi chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. .
Criada em 2005, a ABDI tem como objetivo estimular a transformação digital, a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios no setor produtivo. Isso em empresas, na indústria e no segmento de serviços.
Outro foco da ABDI é tornar a indústria nacional mais produtiva e sustentável por meio do uso de novas tecnologias. Em 2024, o orçamento da agência é de mais de R$ 225 milhões.
Fonte: revistaoeste