O processo de rematrícula será realizado independentemente da aprovação do estudante ao final de 2025. No entanto, não será efetivado para aqueles que não alcançarem a frequência mínima exigida de 75% durante o ano letivo.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reforça que, mesmo com a rematrícula automática, os pais, responsáveis legais ou o próprio aluno, quando maior de idade, precisam atualizar o cadastro, apresentando toda a documentação pendente.
A não atualização cadastral pode comprometer a precisão das informações do estudante, dificultar a comunicação entre escola e família e até prejudicar o acesso a recursos e programas educacionais.
De acordo com a Portaria nº 755/2025, que regulamenta matrícula e rematrícula na rede estadual, o não comparecimento do estudante às atividades escolares por 15 dias consecutivos ou sete dias intercalados, sem justificativa formal, resultará na perda da vaga por abandono.
As modalidades de redimensionamento e matrícula para novos alunos terão cronogramas diferentes. O redimensionamento, destinado a estudantes vindos da rede municipal que serão direcionados para a estadual, começa em 3 de outubro.
Já a matrícula de novos alunos poderá ser feita online, pelos pais, responsáveis ou pelo próprio estudante maior de 18 anos, de 13 de outubro a 7 de novembro. O preenchimento será realizado exclusivamente pelo portal “MatrículaWeb”, disponível apenas a partir da data de abertura.
Fonte: Olhar Direto