Combate ao Mosquito
Educação

Reeducandos de Cáceres começam curso de revestimento cerâmico em assentamento, promovendo qualificação profissional

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Vinte reeducandos da unidade prisional masculina de Cáceres iniciaram, nesta segunda-feira (07.4), um curso de qualificação em assentador de revestimento cerâmico.

A qualificação é promovida em parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça, Programa Ser Família Capacita, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

Os cursos profissionalizantes são uma das frentes de trabalho desenvolvidas pela Secretaria de Justiça com a parceria de diversas entidades, como o Senai, IFMT, Senar, entre outros, para levar cursos gratuitos às pessoas privadas de liberdade mostrando uma oportunidade de buscar novos caminhos.

“Pela educação e qualificação, o reeducando pode alcançar novas oportunidades de reinserção social”, pontuou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.

Neste mês de abril, em várias unidades prisionais do estado há cursos de qualificação em andamento ou em período de conclusão. Na Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, um grupo de presos está concluindo o curso de instalador hidráulico.

2025 word1
 

Na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, 20 mulheres estão fazendo o curso de elétrica predial; na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino, em Sinop, há cinco cursos em andamento nas áreas de construção de alvenaria, elétrica predial,  assistente de controle de qualidade, padeiro e soldador.

Para a primeira-dama Virginia Mendes, o programa está atingindo o propósito, que é alcançar a população. “Não importa onde essas pessoas estejam, se elas têm vontade de mudança, elas merecem ser assistidas. O Ser Família Capacita está transformando vidas. A qualificação profissional é uma ferramenta poderosa para recomeços dignos, e cada reeducando que participa desses cursos dá um passo importante para um futuro melhor. Agradeço a parceria com a Secretaria de Justiça e o Senai-MT, que tornam esse projeto possível”, ratificou Virginia Mendes.

 

Fonte: mt.gov.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.