Competindo na categoria até 110kg, o jovem de 16 anos conquistou o ouro no Pan-Americano realizado em junho, em Niterói (RJ), vencendo as quatro lutas que disputou. “O Pan-Americano foi um campeonato em que eu me concentrei muito, treinei muito, me preparei tanto psicologicamente quanto fisicamente para dar o meu 100%. Foi um campeonato muito bom, ainda mais dentro de casa, no Brasil, onde eu pude aproveitar as oportunidades”, comemora o atleta.
Convocado pela Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Raphael integra a equipe que representará o Brasil no Mundial Sub-17, ao lado de outros três atletas do estilo greco-romano e duas representantes do wrestling feminino. “A gente sabe do desafio que é competir no Mundial, é ali que você encontra os melhores do mundo na sua modalidade, não vai ser fácil. Mas a gente vem se preparando para isso. Vou dar o melhor de mim, luta após luta. E a luta é sempre até o final”, reforça.
Como parte da preparação para o Mundial, o mato-grossense participou de um circuito internacional de treinamento entre os dias 13 e 26 de julho, na Sérvia e na Hungria. A iniciativa reuniu os atletas de maior destaque da temporada e teve como foco o aprimoramento técnico e estratégico.
A delegação brasileira conta ainda com outra representante de Mato Grosso e do projeto Olimpus MT: a treinadora Luzia Fernandes, responsável pela formação esportiva de Raphael e de outros talentos da modalidade. Ela integra a comissão técnica da seleção brasileira no Mundial, reforçando a presença mato-grossense no cenário internacional da luta.
Mais sobre Raphael Duarte
Conhecido como Marruá, Raphael é atendido pelo programa Olimpus MT com a Bolsa Atleta Internacional. Aos 16 anos, acumula resultados expressivos: campeão sul-americano e vice-campeão pan-americano de wrestling sub-17 em 2024, além do título de campeão mundial escolar em 2023. Atualmente, integra a seleção permanente da CBW.
“O Projeto Olimpus tem me ajudado de uma maneira excepcional. Agradeço muito esse apoio, do meu clube, da Secel e do Governo de Mato Grosso. Todos são muito importantes na minha trajetória e nas conquistas que estão por vir”, conclui Raphael.
Fonte: leiagora