O Honda Civic usado é um sedã que dispensa comentários quando se trata de custo-benefício. Por isso, no primeiro trimestre de 2025, o sedã subiu ao pódio levando o troféu de veículo usado mais desejado do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Nos principais sites de classificados, o modelo da Honda desbancou outros carros mais em conta como os hatches Volkswagen Gol, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. O levantamento foi realizado pela Webmotors. Com base no estudo da plataforma, veja os 5 usados mais buscados entre janeiro e março de 2025.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
5º – Honda HR-V – 8,95%
Imagem: Divulgação
O Honda HR-V foi lançado em 2015 e agradou em cheio, trazendo tecnologia e um visual esportivo que caiu no gosto do brasileiro, com destaque para a maçaneta embutida na coluna traseira, tornando-se uma marca registrada do SUV.
De início, trouxe três versões de acabamento, todas com motor 1.8 flex de até 140 cv e 17,4 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou CVT. Já a partir de 2020, passou a ser equipado com o 1.5 turbo de 173 cv, sem a opção flex.
Além da farta lista de itens de série (direção elétrica, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros itens), o Honda HR-V trouxe toda a confiabilidade em termos de segurança, conforto e bom pós-venda.
Hoje está entre os SUVs usados mais procurados, em parte também pelo bom espaço interno e porta-malas. São 437 litros, que superam os do Nissan Kicks (432 l), Hyundai Creta (431 l), VW T-Cross (373 l), Ford EcoSport (356 l) e Jeep Renegade (320 l).
- Prós: Freio de estacionamento elétrico e boa lista de itens de série
- Contras: Versão 1.8 não tem relação entre consumo e desempenho favorável
4º – Volkswagen Polo – 9,14%
Imagem: Divulgação
Na quarta posição, o Polo vem ganhando mais espaço, absorvendo o legado do veterano Gol e sendo o mais procurado da Volkswagen no Brasil durante os primeiros três meses de 2025.
Usando como referências as versões mais econômicas da linha Polo, no mercado de usados ou seminovos, há opções 1.0 com ou sem a ajuda da sobrealimentação. Estamos falando da sexta e atual geração, presente entre nós desde 2017.
Ainda que conte com propulsor tricilíndrico 1.0 12V (200 TSI), o fôlego extra vem da ajuda do turbocompressor, que garante até 116 cv e 16,8 kgfm, regidos com a ajuda do câmbio automático, de seis marchas.
O consumo é um dos pontos favoráveis que mais empolgam os proprietários do hatch. São 8,5 km/l no centro urbano e 10,6 km/l no rodoviário abastecido com etanol. Já com gasolina, são, nessa ordem, 12,5 km/l e 15,1 km/l, conforme o Inmetro. De 0 a 100 km/h são necessários 10,1 segundos e a velocidade final é de 195 km/h.
Na 1.0 aspirada de até 84 cv e 10,3 kgfm, o consumo é de 9,3 km/l no ciclo urbano e 10,5 km/l na rodovia com o combustível vegetal. No derivado do petróleo, os números são melhores: 13,5 km/l e 15 km/l, respectivamente.
- Prós: boa relação entre custo e benefício
- Contras: desempenho nas versões 1.0 com motor aspirado e falta de câmbio manual de 6 marchas
3º – Chevrolet Onix – 10,3%
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Onix sabe ser generoso com seus donos desde sempre. O hatch é bonito, bem equipado, econômico e seguro. Ideal para quem quer um veículo compacto, mas que ofereça todos os predicados de um modelo de categoria superior.
A maioria dos modelos usados encontrados nos principais sites de classificados são da versão 1.0 12V, que pode ser vista na opção aspirada ou turbo, ambas flex. Bom também é que o câmbio tem sempre seis marchas, tanto automático quanto manual.
A mais simples aspirada, de três cilindros, dispõe de até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, graças à ajuda do câmbio mecânico de seis marchas. É deste conjunto que o Onix tem o menor consumo de combustível. São 9,3 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (etanol) e 13,3 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada (gasolina).
Na prova dos 0 a100 km/h o hatch da GM consegue fechar em 13,3 segundos enquanto que na velocidade final, são 167 km/h, segundo a GM.
Se isso não for o bastante para você, opte pela versão 1.0 turbinada de até 116 cv, também associada à caixa manual, de seis marchas. De acordo com dados do Inmetro, são 9,1 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (etanol) e 13,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (gasolina).
- Prós: anda bem e gasta pouco, versões con internet a bordo
- Contras: falta fôlego nas versões aspiradas e acabamento simples
2º – Toyota Corolla – 14,1%
Imagem: Divulgação
Ocupando a segunda posição vem o Toyota Corolla, um sedã que esbanja qualidade. Quando o assunto é conforto, acabamento e melhor qualidade no isolamento acústico, o modelo da marca japonesa é insuperável.
A XEi é a mais popular na linha do sedã. Ela conta de série com importantes itens de conforto e segurança tais como piloto automático, faróis de neblina e chave presencial, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, sete airbags, direção com assistência elétrica, sistema multimídia, rodas de liga leve, entre outros.
Junto ao câmbio CVT está o poderoso motor flex 2.0 que garante até 177 cv e 21,4 kgfm a partir das 4.400 rpm. Na prática isso é convertido em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade máxima acima de 200 km/h.
Ainda que o sedã da Toyota esbanje saúde de seu conjunto motriz, o carro também sabe pegar leve na hora de abastecer, sendo um dos pontos positivos mais elogiados pelos seus proprietários. Focando nesse exemplo da XEi, consegue fazer 11,6 km/l no perímetro urbano e 13,9 km/l no rodoviário, se abastecer com gasolina. Já no etanol, são 8 km/l e 9,7 km/l, nessa sequência, diz o Inmetro.
- Prós: Espaço, economia, segurança e bons itens de série
- Contras: Pequeno vão livre do solo e falta fôlego nas versões 1.8
1º – Honda Civic – 16,2%
Imagem: Divulgação
É difícil alguém que fale mal do Honda Civic e essa afirmação pode ser comprovada através das estatísticas no mercado de usados. Além de bonito, o clássico sedã é bem equipado, potente, espaçoso e até econômico.
Tomando como exemplo a versão 1.5 turbo da décima geração, ou G10 para os mais íntimos, o clássico da Honda é tem 173 cv e torque de 22,4 kgfm o que lhe confere uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade final superior a 200 km/h. O câmbio é do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Economicamente falando, o Honda também sabe agradar seus donos fazendo 11,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, lembrando que o modelo só está disponível na opção com gasolina.
Entre os itens de série, o Honda Civic G10, traz faróis Full LED (inclusive os de neblina) com acendimento automático, sensor de ponto cego, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensor de chuva, retrovisor interno fotocromático, teto solar elétrico e muito mais. É uma excelente opção para quem sabe valorizar o bolso. Os preços médios costumam variar entre R$ 120 mil a 160 mil, dependendo do ano.
- Prós: bom desempenho, estilo, vários itens de série, segurança
- Contras: maioria das versões tem preço elevado e consumo nas versões 2.0
Fonte: autoo