Mundo

Ranking das 20 cidades mais felizes para turismo: Estudo da Universidade de Harvard

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Sai ranking das 20 cidades mais felizes do mundo para turistar; estudo de Harvard

De acordo com o ranking, Lisboa, em Portugal lidera a lista das cidades mais felizes do mundo para fazer turismo. - Foto: Canva
De acordo com o ranking, Lisboa, em Portugal lidera a lista das cidades mais felizes do mundo para fazer turismo. – Foto: Canva

Já anota aí para a sua próxima viagem internacional. Um estudo de Harvard mostra o ranking das 20 cidades mais felizes do mundo para turistar. A pesquisa, chamada Holiday Happiness Index (Índice de Felicidade nas Férias), analisou 47 cidades ao redor do mundo e identificou as 20 cidades mais felizes do mundo para quem gosta de viajar.

Foram avaliados cinco fatores essenciais para a felicidade nas férias: exposição ao sol, qualidade do sono, alimentação saudável, contato com o meio-ambiente e prática de atividade física. Cada critério recebia nota de 0 a 20, chegando a um total de 100 pontos, mostrando que a satisfação turística vai muito além de passeios e atrações.

A capital portuguesa, Lisboa, foi apontada como a cidade mais feliz do mundo para turistas. Veja as outras abaixo. Ah, nenhuma cidade brasileira aparece no ranking.

Lisboa lidera o ranking

Lisboa se destaca não só pela gastronomia, mas também por ser compacta e fácil de explorar a pé, mesmo com suas colinas desafiadoras.

A abundância de áreas verdes — quase quatro vezes maior que em Madri — e 2.828 horas de sol por ano transformam a cidade banhada pelo Atlântico em um destino perfeito para quem busca bem-estar.

Já foi lá?

Leia mais notícia boa:

Outras cidades europeias encantam turistas

Helsinque, na Finlândia, também marcou presença no topo do ranking. A cidade combina áreas verdes bem distribuídas com a vida urbana, criando um equilíbrio único que reflete o título do país como um dos mais felizes do mundo.

Atenas, na Grécia, impressiona por sua história milenar e facilidade para explorar a pé, enquanto Edimburgo, na Escócia, se destaca com seus 144 parques e áreas verdes, cobrindo quase metade da cidade.

Madri, Viena, Budapeste, Oslo, Vilnius, Copenhague, Roma, Zurique e Zagreb completam a lista europeia entre os 20 destinos mais alegres para os turistas.

Destinos fora da Europa também brilham

Orlando, nos Estados Unidos, surpreendeu ao ocupar o 3º lugar do ranking.

A cidade é famosa por abrigar a Disneylândia, mas o que a coloca entre os destinos mais felizes são os passeios ao ar livre, como trilhas, lagos e jardins botânicos, além de 2.930 horas de sol anuais.

Outros destinos fora da Europa incluem Doha (Catar), Sydney (Austrália) e Chicago (Estados Unidos), oferecendo experiências únicas de lazer, contato com a natureza e cultura local.

Efeitos no cérebro

A psicóloga Natalie Dattilo-Ryan, da Universidade de Harvard, liderou o estudo em parceria com a plataforma BookRetreats.

Segundo a especialista, sentir-se bem em uma viagem está ligado a substâncias químicas do cérebro, como serotonina, dopamina, endorfinas e ocitocina.

“Luz solar, movimento, comida nutritiva e descanso profundo são exatamente o que umas férias inteligentes devem proporcionar”, explica Natalie.

Veja o ranking completo das 20 cidades mais felizes do mundo

Atenas, na Grécia, também está entre as mais felizes do mundo para turistar – Foto: Canva

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.