Pelo visto, teremos mais um ano cheio de lançamentos de picapes. Em 2026, entre outras novidades, chegará a nova Ram Dakota, resgatando o nome que ficou marcado na memória dos “picapeiros” desde que a Dodge resolveu fabricar o utilitário em Campo Largo (PR) entre 1998 e 2001. Agora, o utilitário volta repaginado e com fortes concorrentes.
VEJA TAMBÉM:
Assim como a Fiat Titano, a nova Ram Dakota será fabricada na Argentina e mais refinada que o modelo da marca italiana, baseada no modelo chinês Changan Hunter. Por enquanto, a Stellantis mostra apenas algumas imagens do protótipo que vai começar a ser montado no final deste ano com nada menos que Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e outras rivais na mira.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
O nome Dakota acabou sendo escolhido para se diferenciar do modelo 1.200 vendido no México e pelo apelo que acabou ganhando no mercado brasileiro, onde o segmento de picapes já representa 20% das vendas totais atualmente. A Stellantis aposta na esportividade e em uma dose de sofisticação de refinamento para entrar na acirrada briga das picape médias.
Esportiva e sofisticada
Imagem: Projeções/ Kleber Silva
O visual do protótipo dá uma boa ideia de como será a versão que será produzida em série. Entre os destaques temos a grade do radiador, com o nome Ram vazado e grafado na parte central. O conjunto é emoldurado por uma linha de led que cruza a dianteira da picape lateralmente, passando pela parte superior da grade e indo até os faróis, também de leds.
Na dianteira, destaca-se o capô esportivo com entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz laranja, uma referência e homenagem à algumas das picapes mais famosas da história da Ram.
No para-choque, gancho de reboque frontal, guincho elétrico e protetor inferior reforçam a capacidade e robustez presente em todas as picapes da marca, adornados por elementos pintados em um exclusivo tom bronze.
A carroceria recebeu uma série de vincos e linhas retilíneos, transmitido solidez e força. Esses atributos continuam na suspensão elevada, nos exclusivos pneus todo-terreno de 33 polegadas e nas rodas de liga-leve de 18”. O visual é complementado pelos estribos laterais e molduras pretas dos para-lamas, mesma cor aplicada nos para-choques e retrovisores.
Imagem: Divulgação
A Stellantis não divulgou mais detalhes do protótipo da Ram Dakota, mas sabe-se que o motor será o conhecido 2.2 turbodiesel, de 200 cv e 45,9 kgfm de torque a 1.500 rpm que funciona com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 com reduzida.
Para se copmpetitiva diante das fortes rivais, a Ram Dakota terá freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico e pacote ADAS com os itens de praxe, como alertas e frenagem de emergência, de mudança de faixa e de tráfego cruzado, além de aviso de ponto cego, entre outros itens.
Mais detalhes da nova Ram Dakota serão divulgados mais adiante até a data do lançamento oficial no Brasil, esperado para o início do ano que vem.
Fonte: autoo