A primeira semifinal do Clausura foi definida neste domingo (7) e trouxe um cenário raro no futebol argentino: o River Plate está fora da Libertadores 2026. O tetracampeão viveu uma temporada muito abaixo do esperado e disputará apenas a Sul-Americana no próximo ano.
Eliminado precocemente do mata-mata do Campeonato Argentino, o time de Marcelo Gallardo chegou à rodada final dependendo de um título do Boca Juniors para abrir uma vaga adicional na tabela anual. Mas a ajuda do maior rival não veio.
Campanha insuficiente
O River somou apenas 4 pontos nos últimos seis jogos, fechando a tabela anual com 53 pontos, atrás de Rosario Central (66), Boca Juniors (62) e Argentinos Juniors (57). Sem títulos no Apertura ou no Clausura, ficou fora da zona de classificação.
A última vez que os Millonarios disputaram a Sul-Americana foi em 2014 — ano em que acabaram campeões.
Racing vence o Boca na Bombonera e vai à final do Clausura
Se a eliminação do River já era preocupante, o domingo também marcou a queda do Boca Juniors. Jogando na Bombonera, o Boca perdeu por 1 a 0 para o Racing, que garantiu vaga na final do Clausura.
O gol saiu aos 30 minutos do segundo tempo: Adrián “Maravilla” Martínez, artilheiro da temporada, completou de cabeça o cruzamento de Gustavo Rojas e marcou seu 21º gol no ano.
Com a derrota, o Boca encerra a terceira temporada consecutiva sem títulos.
O Racing agora aguarda Gimnasia ou Estudiantes, que se enfrentam nesta segunda-feira (8), para conhecer o adversário da final. O campeão do Clausura garante vaga na Libertadores e na Supercopa Argentina.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






