Sophia @princesinhamt
Mundo

Putin confirma entrevista exclusiva com Tucker Carlson em Moscou

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O governo da RĂșssia confirmou que o presidente Vladimir Putin concedeu nesta terça-feira, 6, uma entrevista ao apresentador de televisĂŁo dos Estados Unidos O resultado da conversa entre os dois deve ir ao ar nesta quinta-feira, 8.

AlĂ©m disso, Ă© a primeira entrevista concedida por Putin a um jornalista norte-americano desde a invasĂŁo da UcrĂąnia pela RĂșssia. Tropas russas invadiram o territĂłrio ucraniano em fevereiro de 2022.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o presidente russo concordou com a entrevista de Carlson porque a abordagem do ex-apresentador do canal Fox News diferia da cobertura “unilateral” do conflito na Ucrñnia por muitos veículos de notícias ocidentais.

Peskov tambĂ©m afirmou que partes da imprensa do Ocidente “nĂŁo podem se gabar de forma alguma” de ao menos tentar parecer imparciais em termos de cobertura”.

“SĂŁo todos os veĂ­culos de mĂ­dia que tomam uma posição excepcionalmente unilateral”, afirmou o porta-voz do Kremlin. “Claro, nĂŁo hĂĄ desejo nosso de se comunicar com tal mĂ­dia, e faz dificilmente sentido, e Ă© improvĂĄvel ser Ăștil.”

Carlson nĂŁo Ă© prĂł-RĂșssia, diz porta-voz do Kremlin

Questionado diretamente sobre o porquĂȘ de Carlson ter conseguido uma entrevista com Putin, Peskov disse que a abordagem do jornalista “de forma alguma Ă© prĂł-RĂșssia, nĂŁo Ă© prĂł-UcrĂąnia, mas, sim, prĂł-norte-americana”.

A Ășltima vez em que o presidente russo foi formalmente entrevistado por um veĂ­culo de mĂ­dia dos EUA foi em outubro de 2021. Na Ă©poca, a jornalista Hadley Gamble, do canal CNBC, entrevistou Putin. Desde entĂŁo, o presidente da RĂșssia passou a falar apenas com a mĂ­dia russa, a chinesa e a cazaque.

Muitas organizaçÔes de mídia ocidentais deixaram Moscou ou encerraram suas operaçÔes, devido a leis de mídia aprovadas logo depois do início da guerra contra a Ucrùnia. O repórter do Wall Street Journal Evan Gershkovich, cidadão norte-americano, foi detido sob acusaçÔes de espionagem, em março de 2023.

Norte-americanos vĂŁo poder entender a visĂŁo da RĂșssia, afirma Tucker Carlson

TambĂ©m nesta terça-feira, Carlson afirmou, por meio de postagem em seu perfil no Twitter/X, que a entrevista permitiria aos norte-americanos entenderem a visĂŁo da RĂșssia sobre o conflito.

“NĂŁo estamos aqui porque amamos Vladimir Putin”, afirmou Carlson. “NĂŁo estamos encorajando vocĂȘ a concordar com o que Putin pode dizer nesta entrevista.”

“Mas estamos insistindo em que vocĂȘ assista a ela”, disse o jornalista, por meio do vĂ­deo divulgado nas redes sociais. “VocĂȘ deve saber o mĂĄximo que puder.”

Recentemente, Putin disse que enviou dezenas de milhares de tropas Ă  UcrĂąnia para salvaguardar a segurança nacional da RĂșssia contra o que ele considera um “Ocidente hostil”.

Kiev e seus aliados do Ocidente afirmaram que a invasão é uma guerra de agressão, e não provocada, além de ser uma aquisição de terras ao estilo imperial.

AlĂ©m disso, Carlson disse que pediu uma entrevista ao presidente da UcrĂąnia, Volodymyr Zelenskiy. Segundo ele, grande parte da cobertura da mĂ­dia ocidental do conflito Ă© “tendenciosa a favor de Kiev.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.