Notícias

Proteção eficaz: Como criar uma barreira natural contra escorpiões e lacraias

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Metrópoles

Uma solução natural e eficaz para reduzir a presença de escorpiões e lacraias em áreas residenciais pode estar no próprio jardim. Segundo o biólogo Fabiano Soares, criar uma barreira com plantas aromáticas, conhecida como cerca-viva, pode ajudar a afastar esses artrópodes, que são comuns em ambientes urbanos e oferecem riscos à saúde.

Escorpiões e lacraias gostam de locais escuros, úmidos e com entulhos. Também se abrigam sob a serrapilheira, que é aquele acúmulo de folhas no quintal”, explica Fabiano. Esses animais se alimentam de insetos como grilos, baratas e gafanhotos. No caso do escorpião-amarelo, há ainda um agravante: a reprodução por partenogênese, em que a fêmea gera clones de si mesma, acelerando a infestação.

Como fazer a barreira?

A recomendação do especialista é iniciar a barreira com uma preparação adequada do terreno. “Antes de plantar, é essencial vedar frestas em muros, calçadas e ralos. Depois, deve-se usar terra preta e adubo em partes iguais, formando o substrato para as plantas. Uma manta impermeabilizante pode ajudar a evitar a umidade nas bases da casa”, orienta.

Entre as espécies indicadas estão alecrim, lavanda, citronela e arruda, todas aromáticas e com propriedades que ajudam a repelir escorpiões e lacraias. Além do odor, a vegetação atrai predadores naturais desses animais, como sapos, lagartos, aves e gambás.

 

Leia a matéria completa no Metrópoles

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.