A BYD tem sido bem sucedida em quase todos os modelos que lança no Brasil, mas há uma exceção, a picape Shark.
O modelo utilitário chegou ao país no final do ano passado apostando na propulsão híbrida elétrica como diferencial conta rivais que usam o tradicional motor turbodiesel.
Mas o preço mais salgado, de R$ 379.800, parece não ter caído bem. Isso porque a marca chinesa passou a oferecer a Shark com um generoso desconto de R$ 40 mil em sua rede.
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A estratégia aproximou a picape híbrida de modelos que fazem sucesso como a Toyota Hilux em sua versão topo de linha, a SRV Plus automática, que custa R$ 346.290 – portanto, com uma diferença de R$ 6,5 mil favorável à Shark.
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Imagem: Divulgação
O preço promocional também é inferior ao que custa a Ford Ranger Limited 4WD automática (R$ 341.900), picape que assumiu a vice-liderança da categoria no ano passado.
Vendas não decolaram ainda
Desde que começou a emplacar, em outubro passado, a Shark só vende mais que a JAC Hunter, picape turbodiesel da apagada rival chinesa.
Em janeiro foram apenas 100 exemplares emplacados, o que a colocou como a 8ª picape no ranking de vendas. Este mês a BYD tinha vendido outras 33 Shark.
Não é por falta de tecnologia que a Shark deixa a desejar. Como mostramos em nossa primeira avaliação, a picape chinesa sobra em desempenho e eficiência.
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Imagem: Divulgação
O motor a gasolina 1.5 turbo de 183 cv e 26,5 kgfm de torque e os dois motores elétricos, um no eixo dianteiro (de 231 cv e 31,6 kgfm) e outro traseiro (201 cv e 34,7 kgfm) têm uma potência combinada de 437 cv e um torque máximo de 65 kgf.
Como comparativo, a Ranger com motor turbodiesel 3.0 V6 fornece 250 cv e 61,3 kgfm. Na Amarok 3.0 V6, são 258 cv e 59,1 kgfm.
Esse conjunto híbrido permite aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h.
Maior que rivais
E a Shark pode rodar até 100 km em modo 100% elétrico. Não é à toa que seus números no Inmetro são muito bons, o equivalente a até 24,6 km/le na cidade e 19,9 km/le na estrada.
E a picape da BYD é ligeiramente maior que suas concorrentes, com 5,46 metros de comprimento (15 cm a mais que a média das concorrentes), 1,96 m de largura (11 cm a mais) e 1,89 m de altura (8 cm a mais). A distância entre-eixos é de 3,26 m, com 2.710 kg de peso.
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Imagem: Divulgação
Já a capacidade máxima de reboque de 2.500 kg, com carga útil de 790 kg (mais próximo dos 720 kg da Fiat Strada do que dos 1.000 kg das rivais médias) e volume de carga de 1.450 litros.
Talvez a mexida no preço seja o tempero que faltava para a Shark mostrar que não é uma picape “fazendo turismo” no Brasil.
Fonte: autoo