NotĂ­cias

Projeto permite que policiais estaduais comprem mesma quantidade de armas que militares do Exército

2025 word1
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ
projeto autoriza policial estadual comprar mesma quantidade armas que militar exercito

Via @camaradeputados | O Projeto de Lei 2395/24 autoriza militares estaduais, ativos e inativos, a comprarem a mesma quantidade de armas, incluindo as de uso restrito, prevista para militares do Exército Brasileiro. A Cùmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei Orgùnica Nacional das Polícias Militares.

Na pråtica, o projeto autoriza policiais militares da ativa ou inativos a comprarem até seis armas de uso permitido e cinco de uso restrito, que são as com maior potencial ofensivo. Atualmente, os policiais só podem adquirir quatro armas de uso permitido e duas de uso restrito.

Para o autor do projeto, deputado Coronel Ulysses (UniĂŁo-AC) nĂŁo existe justificativa para que os policiais tenham acesso a menos armas do que os membros do ExĂ©rcito. “O risco de um militar estadual sofrer um atentado contra a vida Ă© infinitamente maior do que um militar do ExĂ©rcito”, afirma.

Segundo o Atlas da ViolĂȘncia, em 2022, 139 policiais militares foram assassinados no Brasil, 105 estavam fora de serviço.

Coronel Ulysses destaca ainda que o militar estadual inativo está sujeito a ainda mais riscos do que os da ativa. “Em face da atuação contra o crime, a simples passagem à condição de inativo não exime o risco derivado de represálias impostas pelo crime organizado.”

PrĂłximos passos

A proposta serĂĄ analisada, em carĂĄter conclusivo, pelas comissĂ”es de Segurança PĂșblica e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela CĂąmara e pelo Senado.

2025 word1

Ulysses: policial militar corre mais riscos de sofrer atentado do que militares do Exército

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein
Fonte: @camaradeputados

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.