Notícias

Projeto Escola Inovadora do Sebrae/MT motiva estudantes a empreender com sucesso

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Projeto Escola Inovadora do Sebrae/MT inspira estudantes a transformar ideias em futuros negócios

Inovação e empreendedorismo são os pilares das ações realizadas nas escolas

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
26/08/2025 às 09:04 Atualização
26/08/2025 às 12:18

Transformar escolas públicas e privadas em polos de educação empreendedora, com ênfase em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do território, é o objetivo do projeto “Escola Inovadora” do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). A proposta é instrumentalizar os estudantes para que identifiquem oportunidades de intervenção e criem soluções que possam ser estruturadas como práticas empreendedoras.

2025 word2

A gerente regional sudeste do Sebrae/MT, Érika Santos, destacou a relevância das iniciativas voltadas à formação dos estudantes. “Acreditamos na educação como um caminho para despertar o protagonismo dos jovens. Ao levar a metodologia da Escola Inovadora para as salas de aula, estimulamos a criatividade e as competências empreendedoras necessárias para a construção de novas perspectivas de futuro”, ressaltou.

Quatro escolas participam da iniciativa de educação inovadora. As unidades educacionais recebem, durante o projeto, metodologias voltadas ao desenvolvimento da cultura empreendedora. O público-alvo inclui estudantes, professores, gestores educacionais e comunidade escolar. Ao todo, 700 estudantes já participaram da fase inicial do projeto.

2025 word2

Etapas do projeto

O projeto “Escola Inovadora” está estruturado em quatro etapas: sensibilização, formação de professores, ideação e validação. Na primeira fase, o objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância da cultura da inovação, além de estimular os alunos a refletirem sobre suas capacidades, oportunidades presentes em seu território e possibilidades de inovação.

Como forma de mobilização, foi realizada uma palestra com Aline Catuscie Rodrigues de Oliveira, CEO da Hisower, empresa agrotech especializada em produção de sementes e grãos. Ela é reconhecida pela revista Forbes com uma das 20 mulheres inovadoras na área de tecnologia para o agronegócio. A empreendedora também foi uma das vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios, em 2024, na categoria Ciência e Tecnologia. “Hoje, o Sebrae/MT está mostrando para os jovens como ter futuro sendo empreendedores. Nós trazemos possibilidades para que eles se desenvolvam. Esse projeto é um pilar para a formação empreendedora”, destacou a CEO.

Reflexo possitivo

Serão realizados workshops, oficinas, entrevistas e outras metodologias ativas para que os estudantes protagonizem o processo de elaboração, desenvolvimento e execução de projetos empreendedores voltados às necessidades de sua localidade. As ações serão desenvolvidas até novembro. Durante a palestra, vários alunos puderam interagir e tirar dúvidas sobre desafios, iniciativas criativas, planejamento de carreira e formas de tomar decisões acertadas ao criar e iniciar um negócio.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.