Educação empreendedora chega à Aldeia Meruri por meio de projeto do Sebrae/MT
A visita institucional marcou o início da execução do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, localizada na Aldeia Meruri
25/04/2025 às 19:25
Com o objetivo de promover o empreendedorismo desde a infância, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) deu início à implementação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, localizada na Aldeia Meruri, em General Carneiro. A visita institucional, realizada no dia 23 de abril, marcou o início da parceria entre Sebrae Mato Grosso e a comunidade escolar.

A gerente da regional Nordeste do Sebrae/MT, Jaqueline Macedo, destaca que a implementação da educação empreendedora em contexto indígena exige uma abordagem diferenciada, que considere as especificidades socioculturais de cada comunidade. “Nosso trabalho na aldeia é pautado pelo diálogo e pela escuta ativa, com o objetivo de fomentar a autonomia produtiva e fortalecer iniciativas econômicas alinhadas às tradições locais”, acrescenta.
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Durante o encontro, a consultora Cássia Lopes foi apresentada à equipe pedagógica como responsável pelo acompanhamentoda aplicação do programa ao longo do ano letivo. “O momento foi de acolhimento e troca de expectativas, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa”.

Segundo Priscilla Lima Leite, analista do Sebrae/MT e integrante da equipe “Educação que Transforma”, o alinhamento com a coordenação da escola definiu claramente os papéis e as responsabilidades de cada parte. O Sebrae será responsável pela consultoria pedagógica, apoio formativo e monitoramento, enquanto à escola caberá a articulação com a comunidade e a execução do programa.

Para Leite, “a educação empreendedora na aldeia representa mais do que a promoção de conhecimento técnico. É o reconhecimento da sabedoria ancestral e do potencial transformador que existe em cada jovem indígena. Nosso papel é caminharmos juntos, com respeito e escuta, oferecendo ferramentas que fortaleçam a autonomia e a cultura desses povos. É uma troca rica, onde todos aprendem”.
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A coordenadora pedagógica do município de General Carneiro, Carmen Lenz, revela que as estratégias pedagógicas foram definidas de forma a integrar o conteúdo do JEPP à rotina escolar, promovendo a interdisciplinaridade e valorizando as vivências dos alunos. “A proposta é que o JEPP seja uma ferramenta de transformação social sensível ao contexto local, contribuindo para o empoderamento de alunos e famílias por meio da educação empreendedora”, completa Carmen.
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Durante a visita, foram entregues os materiais didáticos organizados por ano/série, com orientações sobre sua aplicação e organização de registros. Conforme a gerente Jaqueline Macedo, “a recepção calorosa da equipe escolar reforça a expectativa de uma jornada transformadora com o JEPP, focada no fortalecimento do protagonismo juvenil e no desenvolvimento de competências empreendedoras alinhadas à realidade da comunidade indígena”.
Fonte: Sebrae