O Trem Intercidades (TIC) Santos, que ligaria a capital paulista à Baixada Santista, está em fase de estudos de viabilidade do projeto, com previsão de finalização no segundo trimestre de 2026. O “TIC Santos”, como ficou conhecido, deve passar por estações de metrô de São Paulo antes de seguir rumo a Santos.
Existem algumas opções de trajeto divulgadas até o momento. Um deles utilizaria a rede de ferrovia da Serra do Mar, que prevê a menor distância, mas depende de tratativas com a concessionária MRS. Outra opção seria uma rota via Mongaguá, que poderia ser conectada com as estações Pinheiros, Brás ou Santos-Imigrantes.
Os estudos servirão de base para definição de traçado e ligação com o sistema de trilhos da Região Metropolitana de São Paulo. O trem deve passar pelas estações Juventus/Mooca, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saldino, Rio Grande da Serra e Mauá.
A linha de trem teria entre 80 e 130 km de extensão, com um tempo de trajeto de até 1h30 que ligaria nove municípios entre São Paulo e Santos. O projeto, criado em parceria com a iniciativa privada, tem um custo previsto de R$ 15 bilhões.
O cronograma prevê consultas e audiências públicas para o terceiro trimestre de 2026, seguido de publicação do edital no quarto trimestre. A programação também prevê o leilão para o segundo trimestre de 2027 e a assinatura do contrato para o terceiro trimestre de 2027.
Fonte: viagemeturismo