Notícias

Projeto de Etnoturismo do Sebrae/MT é finalista no Prêmio Nacional de Turismo

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Projeto de Etnoturismo desenvolvido pelo Sebrae/MT é finalista no Prêmio Nacional de Turismo

Os ganhadores de cada categoria, no total 12, serão conhecidos no dia 3 de dezembro, em Brasília

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
26/11/2025 às 16:14

O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso) é um dos finalistas da ‘4° Edição do Prêmio Nacional de Turismo 2025. A instituição conquistou o reconhecimento pelas ações voltadas ao Etnoturismo no estado, que tem por objetivo destacar a cultura dos povos originários.

Ao todo, foram mais de 470 projetos e profissionais inscritos e a instituição é uma das três finalistas na categoria Qualificação, Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo. A solenidade que vai eleger os ganhadores será realizada na próxima quarta-feira (03.12), em Brasília. A diretora-Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, vai participar do evento.

O Prêmio Nacional do Turismo é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Conselho Nacional do Turismo (CNT). A ação visa reconhecer as iniciativas inovadoras, a excelência na gestão e o impacto positivo que prestadores de serviços turísticos e profissionais exercem no setor do turismo.

“Recebemos com muita alegria a notícia de que um projeto desenvolvido pelo Sebrae/MT é um dos três finalistas. Nossa região tem muitos atrativos do Etnoturismo e, dentro da nossa atuação em promover o crescimento dos pequenos negócios, está o setor do turismo. Nosso projeto começou nas aldeias de Chapada dos Parecis, mas temos o objetivo de ampliar para outras etnias do estado”, enfatiza o diretor-Técnico do Sebrae/MT, André Schelini.

O projeto finalista do Sebrae/MT concorre com a Metodologia de Formatação e Posicionamento de Mercado do Etnoturismo, desenvolvida a partir dos trabalhos aplicados nas aldeias da região da Chapada dos Parecis em Mato Grosso, que inova a forma de contribuir com o turismo de base comunitária para gerar crescimento empreendedor e negócios sustentáveis aos povos originários.

Outras 12 categorias serão premiadas, entre elas, Governança e Gestão do Turismo, Gestão de Dados e Inteligência em Turismo, Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo, Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, dentre outras.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.