A agenda reúne oficinas, visitas guiadas, apresentações teatrais e musicais, numa grande celebração que visa valorizar e aproximar a população da riqueza dos patrimônios históricos culturais da nossa cidade.
A realização é uma parceria entre A Casa do Centro, Coletivo Cordão Vem Quem Quer, Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Juntos, os coletivos propõem uma experiência imersiva para resgatar memórias, fortalecer identidades e ampliar o diálogo entre a cidade, sua história e seus habitantes.
O Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá é um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (DAU/UFMT), composto por professores, pesquisadores associados e alunos de graduação e pós-graduação. O projeto de extensão visa o atendimento de demandas de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) em moradias no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Cuiabá/MT, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Dentre as ações do Canteiro Modelo de Conservação de Cuiabá está a realização de atividades de formação, como o desenvolvimento de oficinas práticas voltadas à capacitação técnica em restauro e preservação do patrimônio material e imaterial da cidade.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Como parte da programação do evento “Patrimônio Caloroso”, o Canteiro Modelo de Conservação irá oferecer atividades abertas ao público: oficinas de fabricação de tijolos de adobe, nos dias 02/08 e 16/08, e circuito guiado pelo centro histórico de Cuiabá no dia 09/08.
As oficinas de fabricação de tijolos de adobe visam a transmissão dos conhecimentos associados a esta técnica construtiva como forma de preservação do patrimônio arquitetônico e de valorização do saber-fazer tradicional. Os tijolos produzidos nas oficinas serão utilizados na reconstrução de um imóvel na Travessa do Rosário que está sendo atendido pelo Canteiro Modelo. Adobe é uma técnica construtiva tradicional caracterizada pela fabricação artesanal dos blocos compostos por terra argilosa, areia e fibra vegetal, moldados manualmente e secos ao sol. A técnica é presente na maior parte das construções do centro histórico de Cuiabá e de outras cidades antigas do Brasil, principalmente do centro-oeste.
O Circuito pelo centro histórico: por um patrimônio popular cuiabano busca evidenciar a arquitetura civil enquanto elemento a ser preservado e a potencialidade do centro enquanto lugar de moradia. O foco da caminhada é percorrer pelo conjunto tombado a nível federal, identificando possíveis valores associados às arquiteturas residenciais, testemunhos da ocupação desde o século XVIII até a atualidade.
A caminhada de cerca de 2 km percorrerá o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Cuiabá, suas edificações e espaços públicos, buscando provocar reflexões sobre a formação do território urbano, assim como os sentidos e valores atribuídos ao conjunto tombado enquanto patrimônio cultural brasileiro. A manhã será ainda mais especial com apresentação do grupo de maracatu Buriti Nagô, que promove e ocupa ações culturais no centro histórico.
Paralelamente, o Canteiro Modelo também realizará um curso prático de conservação de ladrilhos hidráulicos voltado para a comunidade do centro histórico (04 a 06/08) e realizará a entrega de obras de imóveis atendidos pelo projeto no dia 11/08.
O encerramento da programação acontece no dia 17 de agosto, data oficial do Dia do Patrimônio, com duas atrações a partir das 19h: a peça infantil do grupo Patrimônio em Cena, voltada à educação patrimonial por meio do teatro, e o show do cantor Cris Chaves, finalizando a noite com música e celebração.
Integrando as comemorações, o IPHAN realiza a 1ª Jornada de Patrimônio do IPHAN/MT, com abertura no dia 14 de agosto, no auditório do Museu de Etnologia e Arqueologia (MUSEAR/UFMT), localizado na UFMT. No dia 15, a programação continua com atividades de escuta ativa voltadas à construção do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC). Além disso, entre os dias 18 e 22 serão realizadas atividades de educação patrimonial em escolas públicas de ensino fundamental de Cuiabá visando expandir a programação para o público escolar. A atividade contará com a participação do Canteiro Modelo de Conservação e outros parceiros da instituição.
Por fim, o encerramento das atividades da 1ª Jornada de Patrimônio do IPHAN/MT ocorrerá no dia 22/08, sexta feira, no Centro Histórico de Cuiabá, com uma atividade aberta ao público que contará com atrações como Batalha de Rima, Batalha de Slam (competição de poesia), agregando formas de expressão e lugares que compõem a cultura cuiabana.
Fonte: Olhar Direto