Eventos

Programação cultural gratuita destaca tradições de Mato Grosso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O Sesc Raízes chega a Cuiabá nos dias 28, 30 e 31 de agosto com uma programação que valoriza e preserva as referências culturais de Mato Grosso. O projeto, realizado pelo Sesc-MT, promove diversidade sociocultural, aproxima a comunidade de suas tradições e fortalece a identidade regional por meio de atividades educativas, vivências culturais e entretenimento para toda a família.

A agenda será realizada no Sesc Arsenal, de forma gratuita.

A abertura será no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h, com a exibição da minissérie “Saberes Pelas Mãos do Tempo: Artesanato de Mato Grosso”, produzida pela equipe de audiovisual do Sesc-MT. A série destaca técnicas como cerâmica, madeira e tecelagem, além de compartilhar histórias de artesãos, valorizando e perpetuando os saberes tradicionais.

No sábado (30), o público poderá participar do Roteiro do Patrimônio Cultural pelo bairro Porto, guiado pelo Coletivo Atlas Cuiabano, às 15h30. O percurso de 2 km passa por locais históricos como o Rio Cuiabá, a Cadeia Pública e a Igreja de São Gonçalo, trazendo reflexões sobre patrimônio, arquitetura e transformações culturais.

Ainda no sábado, a programação musical começa às 18h com a Orquestra Jovem Sesc de Viola de Poxoréu, seguida, às 19h, pela Orquestra Viola Divina de Rondonópolis. O encerramento será às 21h, com a apresentação do Grupo de Siriri Flor de Atalaia, que recentemente representou Mato Grosso em uma turnê pela Europa.

No domingo (31), às 18h, a minissérie “Saberes Pelas Mãos do Tempo” terá nova exibição, reforçando a importância do artesanato como patrimônio cultural.

Evento: Sesc Raízes
Datas: 28, 30 e 31 de agosto de 2025
Local: Sesc Arsenal (programação gratuita)
Atividades: Exibição de minissérie, roteiro histórico pelo bairro Porto, concertos de viola caipira, apresentação de siriri
Realização: Sesc-MT / Sistema Comércio

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.