Sophia @princesinhamt
Notícias

Programa Recicla Verdinho: Sustentabilidade, Educação e Desenvolvimento Econômico em

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Foi realizado no municípo de Poconé, Na última sexta-feira (02/06), a segunda etapa do Projeto Verdinho, trabalho este implantado pelo SEBRAE, juntamente com a Prefeitura em Poconé (104 km da capital Cuiabá), no qual neste primeiro momento, conta com a participação entusiasmada dos alunos da Escola Municipal João Godofredo, unidade escolhida para ser a primeira a participar do projeto implantado no município. A iniciativa, envolve a participação de alunos na feira municipal de pequenos produtores e a compra de produtos da agricultura familiar. A ação também deu início às atividades da Semana do Meio Ambiente, fomentando o senso de responsabilidade ambiental e práticas sustentáveis.

O Projeto Recicla Verdinho, é um esforço conjunto da Prefeitura de Poconé em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agropecuário e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae /MT), dentre outros parceiros locais e, visa integrar a comunidade local, com foco na sustentabilidade por meio da educação ambiental, ao mesmo tempo em que promove a educação alimentar e financeira dos alunos e fomenta o desenvolvimento econômico de pequenos negócios, principalmente agricultores familiares e catadores de materiais recicláveis.

Durante a segunda etapa do projeto, os alunos da Escola Municipal João Godofredo participaram ativamente da feira municipal de pequenos produtores. Munidos do conhecimento sobre a importância de apoiar a agricultura local e cuidar do meio ambiente, os alunos compraram diretamente da agricultura familiar. Essa experiência prática não apenas os expôs a produtos frescos de origem local, mas também incutiu neles a importância de apoiar práticas agrícolas sustentáveis.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Ornela Falcão, o envolvimento dos alunos no processo de compra não só contribui para a sua educação ambiental como também tem efeitos positivos na sua literacia financeira. Ao se envolver em transações e entender o valor dos produtos que compram, os alunos obtêm a compreensão sobre a tomada de decisões econômicas e a importância de apoiar as empresas locais.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Daniele Assis, ressaltou a importância que o programa tem demonstrado e sua eficácia na integração dos diversos aspectos da sustentabilidade, educação e desenvolvimento econômico, incentivando a comunidade a reciclar e reduzir o desperdício, gerando um impacto positivo no meio ambiente. 

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário Rural, Amarildo Schmieleski, destacou a importância de uma abordagem colaborativa do programa, que contribuiu com a conquista do apoio das partes interessadas locais. Sendo a parceria com o Sebrae/MT, fundamental para fornecer orientações e recursos para apoiar o desenvolvimento econômico dessas pequenas empresas.

Fonte: Assessoria da Prefeitura

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.