Sophia @princesinhamt
Educação

Programa de Pacificação nas Escolas de MT impacta positivamente com 75 mil participantes

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
As práticas restaurativas implantadas em escolas de Mato Grosso vêm mudando a rotina da comunidade escolar. O clima nas salas de aula está mais acolhedor, os conflitos têm sido transformados em aprendizado e os vínculos entre estudantes e professores se fortalecem.

Desde 2016, mais de 75 mil pessoas já participaram do Programa de Pacificação nas Escolas, que cresceu de forma expressiva nos últimos dois anos — saltando de 1.691 participações em 2023 para 15 mil em 2024.

“Investir na formação continuada e fortalecer as equipes psicossociais é reafirmar que educar vai muito além de transmitir conteúdo. É sobre cultivar relações saudáveis e preparar os jovens para viver com empatia, ética e solidariedade”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NUGJUR), explica que o programa não busca culpados, mas promove mudanças de valores.

“Quando trabalhamos o diálogo, fortalecemos nossa humanidade, mesmo em condições adversas. Esse espaço de escuta ativa cria um ambiente acolhedor e democrático, no qual histórias e sentimentos podem ser compartilhados, permitindo que dores e conflitos sejam ressignificados”.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.