O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira, 13, que o governo federal tem um projeto “quase pronto” para fornecer gás de cozinha gratuitamente a 22 milhões de famílias. O petista deu a declaração durante um evento no Amapá.
Lula disse que o gás é parte da cesta básica do brasileiro. Além disso, criticou a diferença entre o preço cobrado pela Petrobras às distribuidoras, de R$ 36, e o preço final ao consumidor, que chega a R$ 150.
Ele também disse que há uma necessidade de rever a carga tributária. Lula afirmou que os pobres pagam mais impostos, enquanto os ricos têm menos obrigações fiscais.
O presidente mencionou que as famílias de baixa renda pagam impostos sobre itens essenciais como gás, feijão e arroz. O programa Gás para Todos, que substituirá o Auxílio Gás, está previsto para começar em abril de 2025.
Os ministérios da e de Minas e Energia estão alinhando os detalhes finais do projeto, o que inclui a definição de um preço de referência para subsidiar as revendedoras de gás.
O programa deve abranger os 5,6 milhões de beneficiários atuais do Auxílio Gás, mas ainda não atingirá os 22 milhões mencionados por Lula. Até abril, o Auxílio Gás continuará operando com pagamentos bimestrais da Caixa Econômica Federal, equivalentes a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos.
Fonte: revistaoeste