Professores da educação básica de escolas públicas que se autodeclarem pretos, pardos ou quilombolas podem se inscrever até as 17h do próximo domingo (8), no horário de Brasília, para concorrer a uma das 50 vagas do Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul, edição Panama.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculada ao Ministério da Educação.
O programa tem como objetivo fortalecer o combate ao racismo e ampliar a promoção da igualdade racial no Brasil, por meio de intercâmbios internacionais de curta duração, especialmente em países africanos, latino-americanos e caribenhos.
Inscrições
Para participar do processo seletivo, é necessário ser docente efetivo da educação básica em instituição pública há pelo menos um ano, possuir formação em licenciatura reconhecida no Brasil e ter disponibilidade para cumprir integralmente as atividades previstas.
Outro requisito é desenvolver, no ambiente escolar, ações voltadas à educação das relações étnico-raciais e ao ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.
A candidatura exige o preenchimento de formulário eletrônico e o envio da documentação obrigatória, conforme as regras do edital.
Intercâmbio
A edição Panama marca o primeiro destino internacional do Programa Caminhos Amefricanos.
O intercâmbio terá duração de até 15 dias, com previsão de início a partir de maio de 2026.
Durante o período no exterior, os professores participarão de atividades acadêmicas e de socialização de experiências na Universidad de Panama, incluindo evento científico, além de visitas a escolas, museus e espaços históricos.
As atividades abordarão temas relacionados à educação, história, cultura africana e à diáspora africana, com foco nos processos históricos de deslocamento forçado de populações africanas.
O custeio do intercâmbio será garantido pelo Ministério da Igualdade Racial, incluindo despesas com diárias, passagens aéreas nacionais e internacionais, seguro saúde e emissão de passaporte.
Resultado
O resultado final, com a lista dos 50 professores selecionados, será divulgado até o dia 30 de abril.
Outras edições do programa, com destino a Angola e México e voltadas a estudantes de licenciatura, seguem cronogramas próprios, com inscrições abertas até o fim de fevereiro.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






