Profissionais da atenção primária que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) começaram a receber, a partir desta segunda-feira (8), a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan.
O imunizante, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de dezembro, é o primeiro do mundo contra a dengue aplicado em dose única. A vacina foi testada para uso em pessoas com idade entre 12 e 59 anos.
Durante cerimônia realizada em São Paulo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a estratégia de imunização contempla todas as equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeiros, médicos e outros profissionais cadastrados.
Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridas 3,9 milhões de doses para garantir a proteção dos trabalhadores da saúde em todo o país. O ministro ressaltou o papel estratégico do Instituto Butantan como um complexo de inovação tecnológica e industrial voltado integralmente ao SUS.
De acordo com dados técnicos da Anvisa, a vacina Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% na prevenção da dengue sintomática. Isso significa que, em aproximadamente 74% dos casos, a infecção foi evitada entre os vacinados.
Os estudos também apontaram 89% de proteção contra formas graves da doença e casos com sinais de alarme. Pesquisas publicadas em revistas científicas internacionais indicaram ainda que, mesmo quando ocorre infecção após a vacinação, a carga viral tende a ser significativamente menor.
Esse resultado demonstra que o imunizante é capaz de induzir resposta imunológica eficaz, reduzindo a replicação do vírus no organismo e contribuindo para a diminuição do risco de agravamento da doença.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






