MATO GROSSO

Professor de Matemática é afastado por conteúdo impróprio em material pedagógico de alunos de 10 anos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Prefeitura de Alta Floresta anunciou, nesta terça-feira (5), o afastamento de um professor da rede municipal de ensino após a denúncia de que ele utilizou um exemplo com conotação sexual em uma atividade de matemática destinada a alunos de 10 anos. O caso gerou ampla repercussão e foi duramente criticado por autoridades, como a deputada estadual Janaina Riva (MDB).
O episódio veio à tona após o pai de uma aluna denunciar que a atividade aplicava o seguinte enunciado: “Se uma pessoa usa preservativo em 80% das relações sexuais e tem 10 relações por mês, quantas vezes ela usou preservativo?”. A deputada classificou a abordagem como “absurda” e “violência contra as crianças”, destacando que há exemplos mais adequados para essa faixa etária, como o uso de situações do cotidiano, a exemplo de pizzas ou sacas de soja.
Em resposta, a Prefeitura convocou uma entrevista coletiva no Paço Municipal com a presença do prefeito Chico Gamba, do vice-prefeito e secretário de Governo, Robson Quintino, da secretária de Educação, Lucinéia Mazzoni, e do Controlador Interno do Município, Herbert Vilarruel.
A secretária de Educação enfatizou que o conteúdo da atividade não está alinhado com o planejamento da Secretaria nem com o material didático oficial da rede municipal. “Foi uma atividade isolada, produção de um único professor de uma determinada turma. Essa abordagem foi muito infeliz e não reflete a conduta da nossa gestão educacional”, afirmou Lucinéia Mazzoni.
2025 word2
Assim que o caso chegou ao conhecimento da Secretaria, uma equipe foi deslocada até a escola para apurar os fatos. A gestão escolar, a coordenação pedagógica e o professor responsável foram ouvidos, e o material foi encaminhado ao setor jurídico da Prefeitura. A principal medida anunciada foi a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para averiguar a conduta do docente.
O prefeito Chico Gamba confirmou o afastamento imediato do professor. “Já estamos realizando o afastamento deste profissional, que infelizmente cometeu essa grave situação. Agora, vamos seguir todos os trâmites legais para tomar as medidas cabíveis”, declarou.
Gamba também reforçou o compromisso da gestão com uma educação de qualidade e adequada ao desenvolvimento das crianças. “Jamais concordamos com o conteúdo que foi colocado. Sabemos que há idade certa para cada ensinamento. Infelizmente, isso foi feito de forma inadequada. Estamos tristes com o ocorrido, mas estamos tomando todas as providências necessárias”, completou.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.