A programação começa às 6h30, com uma missa solene na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá. “Festejar o Senhor Bom Jesus é se comprometer com o evangelho, com a boa nova, com a paz, com a justiça e com a salvação. É o tempo de comemorar de forma mais abrangente o aniversário de Cuiabá, que começa com a festa do padroeiro da capital, o nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, explica o Arcebispo Metropolitano Dom Mário Antônio.
Depois, às 7h00, terá início a Romaria Fluvial do Senhor Bom Jesus, com embarcações que partirão de Santo Antônio do Leverger, da Vereda, e seguirão até a Orla do Porto II, em Cuiabá. “Convido todas as comunidades de Pai André, Piúva, Bocaina para realizar essa linda jornada naval em celebração ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, convida Thiago Pedroso, coordenador do evento.
As embarcações chegam em Cuiabá às 11h30, e será servido um almoço na marina do Beira-Rio para os participantes e a comunidade.
A programação recomeça às 16h com a procissão tradicional pelas ruas de Cuiabá, saindo da orla do Porto II com a imagem que chegou de barco em direção à Catedral de Cuiabá. Essa caminhada propaga mensagens de paz, amor, fraternidade e união entre os povos.
Às 18h, começa a programação cultural com a feira livre, com as comidinhas tradicionais cuiabanas, e segue com as apresentações culturais. Todo o evento tem a operacionalização da Ação Cultural.
Segundo Viviene Lozi, “A festa do Senhor Bom Jesus faz parte do nosso patrimônio imaterial de Cuiabá, unindo tradição, história, cultura, arte, fé, memória e identidade local dos cuiabanos de tchapa e cruz e dos paus rodados”, comenta a diretora da Ação Cultural.
A programação cultural se estende até às 23h, com apresentações de grupos locais de Cururu e Siriri, com Flor Serrana e Rasqueado, finalizando com muita arte, cultura e união entre os participantes.
A Festa do Senhor Bom Jesus é uma realização da MITRA, SECEL, ALMT, Comissão Organizadora do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e Ação Cultural.
Fonte: leiagora