Sophia @princesinhamt
Política

Processo de Serere pautado por Moraes para julgamento: Entenda o caso

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro Alexandre de Moraes, do , pautou para julgamento a ação do cacique Serere e outros quatro processos de envolvidos no 8 de janeiro.

Resumidamente, os juízes do STF vão apreciar aditamentos de denúncias feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) referentes ao indígena e aos manifestantes, exceto o caso de uma mulher detida durante o tumulto, que deve ter o seu destino definido já na próxima semana.

Sobre os outros três réus, a PGR informou ao STF que eles não ficaram apenas no acampamento montado nas cercanias do Quartel-General de Brasília, mas, sim, participaram do protesto na Praça dos Três Poderes. Dessa forma, teriam de responder por crimes mais graves do que aqueles nos quais foram enquadrados inicialmente.

A Corte deve começar as análises a partir da sexta-feira 7 e terá até 14 de março para dar um veredito no plenário virtual.

8 de janeiro - alexandre de moraes
O Ministro Alexandre De Moraes, Durante Votação Da Adpf Das Favelas, No Stf — 5/2/2025 | Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Serere voltou à pauta do STF,

O indígena decidiu se exilar no país vizinho, em virtude de um mandado de prisão expedido por Moraes.

Conforme o juiz do STF, Serere desrespeitou o uso de tornozeleira eletrônica enquanto esteve em Aragarças (GO). Serere se mudou para a cidade goiana depois de receber liberdade condicional. Lá, comprou uma casa e vivia de ajuda com a família. Ameaçado pela Justiça, foi com os parentes para Foz do Iguaçu (PR) e, de lá, para La Plata, na Argentina.

Devido ao processo do cacique estar sob sigilo, não é possível saber qual a razão do aditamento. , contudo, apurou que a PGR imputou a Serere o artigo 288 do Código Penal Brasileiro, que trata da associação criminosa.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.