Nesta quarta-feira, 8, foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente é um homem, 41 anos, morador de São Paulo. Segundo o G1, um boletim emitido pelo Hospital Emílio Ribas diz que o infectado viajou à Espanha recentemente e permanece em isolamento dentro do hospital.
Além disso, de acordo com a prefeitura da capital paulista, existe também um caso suspeito da doença. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a paciente é uma mulher de 26 anos que está internada. Os moradores da mesma residência da mulher também estão sendo acompanhados.
A medida é um método preventivo para descartar qualquer hipótese da doença.
A confirmação foi do jornal G1 e ainda não há manifestação do Ministério da Saúde ou do Governo Federal.
Casos suspeitos

Ao todo, o Brasil investiga sete casos suspeitos de varíola dos macacos. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados que possuem casos suspeitos são: Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rondônia, sendo os dois últimos com dois casos cada.
Em todos eles, os pacientes estão isolados, em recuperação e seguem monitorados pelos agentes de saúde. Ademais, um caso suspeito foi descartado no Ceará.
Além disso, vale destacar que o diagnóstico da doença é feito por meio de análise laboratorial e pode demorar alguns dias.
Casos de varíola dos macacos no mundo

Até o dia 27 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou pouco mais de 300 casos entre suspeitos e confirmados da varíola dos macacos. Esses pacientes estão espalhados em 23 países. Além disso, até o momento, não houve registro de morte pela doença.
Sendo assim, o vírus é considerado como não endêmico. Isso quer dizer que ele apresenta um risco modera à saúde pública.
Além disso, segundo a OMS, a vacina da varíola não é recomendada para os casos confirmados ou suspeitos da varíola dos macacos.
Por outro lado, as autoridades brasileiras confirmaram a existência de possíveis casos da doença em ao menos 31 países. Como resultado, o número de casos teria subido para 1.077.
Sintomas

Como forma de prevenção e controle da disseminação da doença, é muito importante conhecer seus sintomas.
Sendo assim, ao sinal de febre, erupções cutâneas, dores musculares, cansaço, dor de cabeça e gânglios inchados, procure imediatamente um médico.
Conclusão – Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil
A varíola dos macacos é uma doença transmitida por meio de contato com pessoas ou objetos infectados. Portanto, ao sinal do primeiro paciente confirmado no Brasil, é possível que outras pessoas já tenham contraído a doença.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais e procurar atendimento médico ao sentir os sintomas.
Fonte: fashionbubbles