Sophia @princesinhamt
Notícias

Primeira-Dama de Mato Grosso pede por leis mais rígidas contra violência sexual infantojuvenil

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A violência sexual contra crianças e adolescentes tem aumentado em Mato Grosso e no Brasil. Conforme os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, destacaram Sorriso, cidade mato-grossense, como a mais perigosa do país, com a maior taxa de estupros de vulneráveis registrados – 113,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Preocupada com a situação, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, cobra leis mais duras para combater esse crime. Ela enfatiza que “é inadmissível que nossos jovens e crianças sejam vítimas de violência sexual, muitas vezes dentro de suas casas”.
Virginia também destaca a importância de ampliar os canais de denúncia, como o Disque 100, e sugere a criação de aplicativos para denúncias anônimas e seguras. “É crucial garantir que as denúncias sejam tratadas rapidamente”, afirma. Ela reforça que 64% dos agressores são familiares das vítimas, o que torna a prevenção mais difícil.
Ela enfatizou também que é crucial o esforço coletivo da sociedade. “Devemos olhar para dentro de nossos lares e comunidades, promovendo apoio às vítimas e conscientização entre pais e educadores”, afirmou. Virginia ainda alertou que os pais devem monitorar o uso de dispositivos eletrônicos pelos filhos, além de orientá-los sobre os perigos dessa realidade.
A primeira-dama alertou para os danos psicológicos duradouros nas vítimas, como depressão e ansiedade, e lembrou da importância da Tolerância Zero contra esse crime. Ela também apoiou a Lei nº 15.035/24, que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e permite a consulta pública sobre criminosos condenados.
Virginia Mendes reforça que, para proteger crianças e adolescentes, é necessário um esforço coletivo e políticas públicas eficazes.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.