O presidente da , Emmanuel Macron, desembarcou no Vietnã neste domingo, 25, para uma visita de Estado, mas o momento oficial foi ofuscado por uma cena constrangedora. Ao abrir-se a porta do avião presidencial em Hanói, capital do país asiático, câmeras registraram a primeira-dama francesa, , empurrando o rosto do marido com as mãos.
Macron, visivelmente constrangido, se recompôs rapidamente. Sorriu e acenou aos fotógrafos que aguardavam ao pé da escada. Em seguida, Brigitte apareceu. O presidente chegou a oferecer o braço para a mulher, que o recusou. Assista ao momento:
O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou no Vietnã no último domingo, 25, para uma visita de Estado, mas o momento oficial foi ofuscado por uma cena constrangedora. Ao abrir-se a porta do avião presidencial em Hanói, câmeras registraram a primeira-dama, Brigitte… pic.twitter.com/PetOf01U27
— Revista Oeste (@revistaoeste) May 26, 2025
O Vietnã é a primeira parada de uma viagem oficial pela Ásia. Macron também visitará Indonésia e Cingapura. A missão busca apresentar a França como alternativa geopolítica aos Estados Unidos e à China.
Inicialmente, o Palácio do Eliseu negou a autenticidade do vídeo. Depois da circulação de pelo menos dois registros da cena, a assessoria confirmou o episódio e tentou minimizá-lo, chamando-o de um “momento de cumplicidade, um último momento de descontração antes da visita”.
Uma fonte próxima ao presidente afirmou à agência de notícias AFP que se tratou de “um momento de cumplicidade” e lamentou que a cena alimente “teorias conspiratórias”. A mesma pessoa usou a palavra francesa chamaillerie — que significa algo como “rusga” ou “briguinha” — para descrever o episódio.

Nesta segunda-feira, 26, Macron também comentou o episódio. “Uma ‘rusguinha’ com minha mulher”, disse o presidente francês. “E se torna uma espécie de catástrofe geoplanetária, com teorias. As pessoas estão dizendo todo tipo de bobagem. Todos precisam se acalmar.”
Brigitte Macron tem 72 anos e é casada com o presidente, de 47 anos, desde 2007. Eles se conheceram em 1993, quando ela era professora do ensino médio e ele, seu aluno de 15 anos e colega de classe da filha dela.
Fonte: revistaoeste