É preciso tomar cuidado com a informação de que agosto contará com aumento de chuvas no Brasil. Isso porque tal condição climática não se fará presente em todo o país, sobretudo no decorrer dos próximos dias. É o que avisa a meteorologista Desirée Brandt, da Climatempo.
“O problema é a distribuição dessa chuva. Por isso que eu falo: muito cuidado com a informação de que agosto terá chuvas acima da média, pois elas serão mal distribuídas”, afirmou a meteorologista ao participar da edição desta terça-feira (2) do telejornal ‘Mercado & Companhia’, do Canal Rural.
“Entre uma chuva e outra o período de tempo seco será grande” — Desirée Brandt
“Além disso, não vai chover tanto. O normal de chuva para essa época do ano já não é muito. Então, qualquer chuva que caía já ultrapassa a média”, continuou a meteorologista, que avisou: o clima seco ainda será um problema no decorrer do mês. “Entre uma chuva e outra o período de tempo seco será grande.”
Sem chuvas em regiões produtoras de trigo
Em agosto, o tempo seco afetará, sobretudo, a região produtora de trigo. De acordo com Desirée Brandt, Paraná, parte de São Paulo e o sul e o sudoeste de Mato Grosso do Sul não contam com previsão de chuva para o decorrer dos próximos dias. Com isso, a umidade do solo seguirá baixa, adianta.

Foto: Reprodução/Canal Rural
“O trigo já está em uma fase mais avançada, com enchimento de grãos, floração. É uma fase que precisa de água, mas, por enquanto, não tem previsão de chuva”, disse a meteorologista ao se referir às condições climáticas de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Por outro lado, deve chover no Rio Grande do Sul a partir da noite desta terça-feira.

Foto: Pixabay