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Previsão: Carros mais seguros com novas tecnologias até 2029

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Carros serão mais seguros até 2029: veja as inovações que estão por vir

A segurança automotiva está em constante evolução. Descubra como a Volvo está inovando os cintos de segurança e quais tecnologias, como a frenagem automática de emergência, serão obrigatórias em novos carros até 2029.

A busca por uma maior segurança no trânsito está no centro das inovações automotivas e, a cada ano, as tecnologias avançam para proteger motoristas e pedestres. Com o objetivo de reduzir o número de mortes nas vias, fabricantes e órgãos reguladores como a NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) dos EUA estão implementando mudanças significativas.

Carros serão mais seguros até 2029

Essas inovações vão desde a evolução dos cintos de segurança até sistemas mais inteligentes de frenagem de emergência. A partir de 2029, os veículos deverão contar com um pacote de tecnologias que promete tornar a condução mais segura.

A Volvo, criadora do cinto de segurança de três pontos, está na vanguarda das inovações. A empresa desenvolveu o Cinto de Segurança Multiadaptativo, um sistema acionado por inteligência artificial (IA) que se adapta ao corpo do ocupante.

Sensores no veículo fornecem informações sobre o tamanho, peso e tipo de corpo da pessoa. Em caso de colisão, outros sensores identificam as forças do impacto. Com esses dados, o sistema do cinto se retrai e libera a fita de forma precisa, garantindo a máxima proteção com o mínimo de danos.

O sistema ainda poderá ser atualizado por meio de programação “over-the-air” (pelo ar), permitindo que os carros recebam novas funcionalidades de segurança sem precisar ir a uma concessionária.

Volvo é uma das pioneiras em questão de segurança - Foto: DivulgaçãoVolvo é uma das pioneiras em questão de segurança - Foto: Divulgação
Volvo é uma das pioneiras em questão de segurança – Foto: Divulgação

 

Tecnologias de segurança obrigatórias até 2029

A NHTSA está implementando uma série de exigências que tornarão a segurança veicular um padrão, e não um diferencial. Até 1º de setembro de 2029, todos os novos veículos leves deverão contar com recursos de frenagem automática de emergência, capazes de detectar outros veículos, objetos e pedestres.

Nos anos seguintes, o Programa de Avaliação de Carros Novos da NHTSA (NCAP) passará a testar e classificar os veículos com base no desempenho dessas tecnologias. Isso incentivará as montadoras a aprimorar seus sistemas, especialmente a detecção noturna, que ainda é um ponto fraco para muitos modelos.

Outras tecnologias que serão avaliadas para a classificação por estrelas incluem:

  • Assistentes de permanência em faixa

  • Sistemas de alerta de ponto cego

  • Alertas de cinto de segurança traseiro, que serão obrigatórios em todos os veículos de passageiros novos a partir de setembro de 2027.


O desafio da detecção de motoristas embriagados

Uma das áreas mais complexas e importantes da segurança veicular é a detecção de motoristas embriagados. Embora ainda não haja uma regulamentação final sobre o assunto, diversas tecnologias estão em estudo.

Entre elas, estão os bafômetros passivos, que analisam o ar no ambiente, e botões de partida por toque com espectroscopia infravermelha, que medem o nível de álcool no sangue.

O principal desafio, no entanto, é o que o veículo deve fazer com essa informação. Bloquear a ignição antes de partir é uma possibilidade, mas o que acontece se o motorista ingerir álcool no meio do trajeto? As discussões sobre como intervir de forma segura sem criar um novo risco para o trânsito ainda estão em andamento.


Você acha que as novas tecnologias de segurança são suficientes para tornar o trânsito mais seguro, ou o fator humano ainda é o maior risco? Comente e compartilhe sua opinião.


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Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

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