Sophia @princesinhamt
Notícias

Presstrip no Pantanal: Jornalistas estrangeiros promovem turismo na região

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Jornalistas estrangeiros participam de presstrip para promoção do turismo no Pantanal

A ação é promovida pelo Sebrae, em parceria com a Embratur e o Governo do Estado de Mato Grosso

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
02/10/2025 às 16:10 Atualização
02/10/2025 às 16:44

Em mais uma iniciativa voltada à promoção internacional do turismo no Pantanal, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e o Governo do Estado (Gov-MT), promovem uma press trip com jornalistas do Canadá e Estados Unidos, entre os dias 1º e 6 de outubro.

2025 word3
O diretor-Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, participou da recepção aos jornalistas estrangeiros em Cuiabá

Nesta edição, foram convidados os jornalistas David Coussins, da OK Magazine; Joe Goldman, freelancer e correspondente internacional na Argentina para veículos como Yahoo, KABC-TV e KQKQ-FM; e Joel Balsam, freelancer e correspondente internacional no Brasil para veículos como The Washington Post, The Toronto Star e Time.

A programação inclui uma experiência de turismo safári no Pantanal, promovido pelo Hotel Mutum, em Porto Jofre, com foco na vida selvagem e na observação da onça-pintada, considerada o maior felino das Américas. Os jornalistas também irão conhecer atividades de observação da fauna e flora pantaneiras oferecidas pelos empreendimentos Aymara Lodge e Pousada Piuval.

Para o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a ação integra um planejamento estratégico para valorizar o turismo regional. “O Sebrae Mato Grosso, em parceria com a Embratur, a Sedec e o Governo do Estado, vem realizando diversas ações para promover o ecoturismo da região do Pantanal, com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva local e valorizar a biodiversidade da região. Esta press trip faz parte de uma série de iniciativas que estamos desenvolvendo este ano e que vai culminar na nossa participação na exposição Visit Brazil Gallery, em outubro, na cidade de Nova York”, destaca.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reforça a importância da iniciativa para a imagem internacional do Brasil. “Precisamos mostrar ao mercado americano um Brasil que vai além do óbvio, um país comprometido com a sustentabilidade e capaz de oferecer experiências transformadoras. Essa ação reflete diretamente o posicionamento da Embratur, voltado a atrair um turista mais consciente e que valoriza nossa sociobiodiversidade”.

O jornalista freelancer Joel Balsam, que mora no Brasil há um ano e meio, conta que ainda não havia visitado o Pantanal e detalha suas expectativas. “Essa será minha primeira vez e estou muito animado para conhecer essa parte do Brasil. Estou ansioso para ver a onça-pintada”, pontua.

Já David Coussins destaca a importante da ação para a promoção do turismo brasileiro e se orgulhoso em ser convidado para integrar a equipe da press trip. “Quero conhecer a vida selvagem daqui, pois ainda não tive oportunidade de conhecer. É animador saber que o Brasil guarda experiências semelhantes às da África, como o turismo safári. Esta viagem é uma ótima oportunidade para descobrimos tudo isso”, salienta.

A press trip será encerrada na próxima terça-feira (06), com um almoço de despedida no restaurante Toroari Cozinha Nativa, em Cuiabá.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.