Lifestyle

Pressão estética online: 93% das jovens querem mudar o corpo

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

A

pressão estética e a comparação provocada pelas redes sociais continuam sendo inimigas da maioria das jovens brasileiras. Uma nova pesquisa revela que, desde cedo, meninas aprendem a olhar para o próprio corpo com cobrança, e os padrões de beleza impostos pela sociedade não só minam a feminina, como também despertam o interesse por intervenções médicas.

A pesquisa ‘Tudo no Seu Tempo’, realizada pelo Instituto Plano de Menina em parceria com a État Pur, marca francesa de dermocosméticos do Grupo Naos, traz um dado preocupante: 93% das meninas entre 18 e 24 anos afirmam ter vontade de realizar algum procedimento estético ou cirurgia plástica. E, entre os mais desejados, estão rinoplastia (22%), próteses de silicone (19%) e lipoaspiração (15%).

O estudo, que ouviu participantes de 14 a 30 anos, também constata que 57% das meninas apontam a aparência como principal fator de influência na autoestima, enquanto 66% afirmam já ter mudado comportamentos, hábitos ou objetivos pessoais por conta de comparações nas redes sociais.

“O que mais ouvimos são relatos de garotas que não gostam de se olhar no espelho”, declara Vivi Duarte, fundadora e presidente do Instituo Plano de Menina, em evento realizado para apresentar o relatório. “A autoestima tem sido drenada pelas redes sociais, pela comparação e por filtros”, completa.

Outro dado relevante é que, embora 83% das entrevistadas tenham avaliado a sua saúde mental como boa, 22% delas relataram sentir ansiedade diariamente. A rotina descrita como acelerada por 67% também é fator que contribui para a sensação de estar ‘atrasada’, que pode vir tanto pelos próprios objetivos como em relação às expectativas da sociedade.

“Quando um número tão expressivo de meninas tão jovens manifesta o desejo de realizar procedimentos estéticos, entendemos que o cuidado precisa ir além da pele. Esses dados nos convocam a agir com responsabilidade, promovendo informação, escuta e uma relação mais consciente com o corpo, respeitando os diferentes tempos e realidades de cada jovem”, reflete Juliana Valeriano, diretora de marketing do Grupo Naos Brasil.

Essa iniciativa inclui, ainda, um workshop online para 250 pessoas atendidas pelo Instituto Plano de Menina, com o objetivo de inspirar confiança e fortalecer a autoestima de meninas de diferentes regiões do Brasil. A ideia, segundo a marca e a organização, é ‘transformar a escuta da pesquisa em iniciativas concretas de fortalecimento emocional, educacional e social’.

+Quer receber as principais notícias da direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Protetor solar: de quanto em quanto tempo reaplicar?

Fonte: capricho

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.