Notícias

Presidente do CDE Sebrae/MT defende maior acesso das pequenas empresas em contratações públicas

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Presidente do CDE Sebrae/MT defende mais acesso para as pequenas empresas nas contratações públicas

Jonas Alves falou sobre o assunto durante o lançamento do Guia de Integridade nas Contratações Públicas, nesta semana, em Cuiabá

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
11/12/2025 às 13:39

A inserção das pequenas empresas nas contratações públicas estaduais e municipais foi defendida pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Mato Grosso, Jonas Alves, durante o lançamento do Guia de Integridade nas Contratações Públicas, em Cuiabá. O guia traz orientações para fornecedores sobre regras, responsabilidades e procedimentos nas compras públicas.

Jonas destacou que o desenvolvimento econômico de Mato Grosso depende dos pequenos negócios, onde 93% das empresas são classificadas como micro ou pequenas, conforme levantamento do Sebrae/MT. Em 2025, o estado registrou um crescimento de 9% em relação ao ano passado, com destaque para os setores de serviços e comércio.

“O segmento responde pela maior parte das empresas e precisa ter acesso real às oportunidades geradas pelo Estado, pois gera emprego e renda. Os micro e pequenos empresários não podem assistir ao desenvolvimento pela janela, precisam estar dentro do processo, devem ter prioridade nas oportunidades abertas e nas políticas que orientam o uso do recurso público”, defendeu o líder empresarial.

Segundo o Sebrae, Mato Grosso possui mais de 523 mil empresas ativas, sendo 467 mil pequenos negócios, 236 mil microempreendedores individuais (MEIs), 183 mil microempresas (ME) e 47 mil empresas de pequeno porte (EPP). O setor de serviços lidera a atividade empreendedora e representa 50% dos pequenos negócios, seguido pelo comércio, com 29%.

O Guia de Integridade foi lançado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) na última terça-feira (09/12). O documento foi elaborado com participação do setor produtivo e integra a programação da 1ª Semana Mato-Grossense da Integridade.

É voltado a fornecedores, prestadores de serviços e servidores das áreas de compras governamentais e reforça a agenda de integridade adotada pelo Estado. Para consultar o Guia, clique aqui.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.