– A presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil (PL), rebateu a declaração do prefeito Abilio Brunini (PL), que se referiu à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como “bosta”. Para a vereadora, a fala foi desrespeitosa e não condiz com a relevância da instituição para o estado.
“Primeiramente, eu quero destacar a relevância da Universidade Federal de Mato Grosso, uma instituição não só de ensino, mas também de pesquisa no nosso estado. E eu, Paula, não falaria, não usaria esses termos. Você pode se posicionar, você pode fazer críticas, mas sempre falar dos desafios que a instituição enfrenta de ensino”, afirmou.
Calil lembrou que a universidade tem enfrentado dificuldades e chegou a perder posições em rankings acadêmicos — seis no cenário nacional e 37 no internacional em 2025 —, mas reforçou que esse cenário não justifica ataques depreciativos. “A Universidade Federal de Mato Grosso perdeu posições, mas não me referiria jamais dessa maneira. A gente tem que destacar a relevância dela como instituição no nosso estado, Mato Grosso”, destacou.
O próprio prefeito já havia admitido que a escolha da palavra foi inadequada, embora mantenha as críticas à qualidade do ensino oferecido pela universidade. Paula Calil, por sua vez, defendeu que os apontamentos devem ser feitos de forma responsável. “É possível apontar desafios sem desmerecer a história e a contribuição da UFMT para Mato Grosso”, concluiu.
Fonte: odocumento