As inscrições para participar da competição seguem até o dia 30 de maio, mas podem se esgotar antes, caso seja fechado o limite de vagas. As taxas variam entre R$ 80 e R$ 280. Podem inscrever projetos coreográficos, bailarinas e bailarinos a partir dos 8 anos de idade, nas modalidades dança clássica de repertório, neo-clássica, contemporânea, folclórica, sapateado, jazz, estilo livre e danças urbanas. Podem se organizar como duos, pas de deux e conjuntos, além de concorrerem também, como solistas. Para verificar o edital completo basta acessar o perfil do prêmio no Instagram.
O produtor do evento, Kelson Panosso, destaca que o primeiro, segundo e terceiro colocados na premiação geral, terão ainda, a oportunidade realizar intercâmbio em algumas das principais escolas do mundo, a partir de bolsas ou ingresso em programas de estágio. Os competidores também concorrerão a premiações especiais oferecidas pelos apoiadores do Prêmio mato-grossense, contratos nas companhias e escolas dirigidas por membros da comissão julgadora e indicações para participar em competições parceiras do PRIDAMT.
De outro prisma, à ocasião da programação, professores, diretores de escolas e gestores culturais que têm no Prêmio Internacional da Dança Mato Grosso, um importante espaço de diálogo, criação e planejamento de iniciativas. O evento é realizado a partir da parceria entre a Companhia das Artes e Associados (Cidarta) e o Malosa Estúdio de Dança de São Paulo.
A iniciativa pioneira, segundo Kelson, visa sanar uma demanda local e nacional para a realização de festivais competitivos, pois muitas escolas, grupos e companhias preparam alunos e profissionais para competições o ano todo. Avalia que até o anúncio deste projeto, não havia em nossa cidade evento competitivo com relevância local ou nacional. “Idealizamos uma premiação que realmente entrega qualidade, profissionalismo e prêmios que poderão impactar na qualificação do mercado da dança em nosso estado. Por isso, nos associamos aos realizadores do Prêmio Internacional de Dança de SP, com renome e protagonismo nacional e internacional”.
Como resultado, a Cidarta espera fortalecer a rede de eventos locais e nacionais, além de promover mais qualificação para os artistas da dança de Mato Grosso. Uma programação especial de workshops antecede a mostra competitiva.
Como se trata de uma realização em parceria com o Malosa Studio de Dança de São Paulo, mais uma vez, André Malosá se une ao time da Cidarta. André é diretor artístico do PRIDANSP – Prêmio Internacional de Dança de São Paulo. Ao longo de suas edições, a premiação já contemplou mais de 50 estudantes com bolsas de estudo, estágios e contratos de trabalho na África, Ásia, Europa e Estados Unidos.
Outro profissional com trajetória especial é o professor norte-americano, Cornell Callender. Ele é diretor artístico do National Ballet Academy New York e professor na Jacqueline Kennedy Onassis School do American Ballet Theatre.
Já Arilton Assunção, é diretor artístico do Curso de Férias Internacional de Dança em Salto (SP) e professor convidado em universidades e festivais pelo Brasil e importantes instituições no mundo.
Por fim, o júri conta ainda com Ana Bottosso, formada pela Royal Academy of Dance e com especialização em Dança Moderna pelo Alvin Ailey American Dance Center, é diretora geral da Companhia de Danças de Diadema (SP) e representa o Brasil em festivais internacionais.
Prêmio Internacional Dança Mato Grosso
Inscrições até 30 de maio
Mais informações e edital disponível em: https://www.instagram.com/premiodancamatogrosso/
Fonte: leiagora