A 4ª edição do Prêmio Inova Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), encerrou a primeira fase e selecionou 30 empresas para serem submetidas a avaliação de uma banca de juízes.
O prêmio reconhece pequenos negócios e empresas de micro, pequeno e médio porte que inovam processos e aumentam a competitividade no mercado. Os interessados vão disputar premiação que inclui bolsas para profissionais com mestrado, que somam R$ 540 mil.
De acordo com a agente de Inovação do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Patrícia Seixas, 81 empresas tiveram as inscrições deferidas na premiação. Dessas, 30 foram classificadas para a etapa seguinte, que consiste na verificação das práticas de inovação descritas no ato de inscrição.
Na ocasião, duplas de avaliadores, formadas por profissionais voluntários que atuam com a temática de inovação, entrevistaram as empresas classificadas. Eles verificaram as evidências das práticas apresentadas pelas empresas e julgaram o quanto que há coerência e conformidade com os aspectos descritos.
A partir destes critérios, foram selecionadas aquelas que de fato possuem práticas de gestão de inovação e que geraram impactos nos seus resultados. As empresas com as melhores classificações serão agora avaliadas pela banca de juízes. Nesta última etapa da análise, serão selecionadas três vencedoras de cada categoria: Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Média Empresa.
O anúncio das empresas vencedoras de cada categoria será no dia 10 de abril, durante cerimônia de reconhecimento com a presença dos candidatos e instituições parceiras do prêmio, em local a ser definido.
O Inova Mato Grosso é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Parque Tecnológico Mato Grosso.
“A realização do prêmio é a materialização da missão do governo de Mato Grosso em incentivar a inovação e o empreendedorismo no Estado, assim como apoiamos a produção científica, a educação profissional, tecnológica e superior”, afirma o secretário da Seciteci, Allan Kardec.
Participação massiva do interior
O destaque dessa 4ª edição é a participação de empresas do interior do Estado, especialmente entre as empresas classificadas. 67% das 30 são do interior.
“Para os realizadores, é gratificante perceber que estamos conseguindo levar conteúdo para as diversas regiões e com grandes possibilidades de termos dentre as vencedoras representantes do interior, o que significa que a inovação de forma contínua está acontecendo de forma ampla no Estado”, completa Patrícia Seixas.
Fonte: matogrossodigital