A mobilização está sendo executada pelas equipes da Atenção Primária e Secundária à Saúde do Município que estarão oferecendo uma série de serviços essenciais, entre eles: teste rápido sigiloso para HIV, Sífilis e Hepatites Virais; atualização vacinal para adultos e crianças; orientações de saúde, com distribuição de preservativos e material educativo e encaminhamentos para acompanhamento em unidade especializada, se necessário.
O Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro, é um alerta global sobre a importância do enfrentamento ao HIV, da redução do estigma e da ampliação do acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento. Em Várzea Grande, a rede municipal de saúde conta com serviço especializado para atender pessoas vivendo com HIV, realizando acompanhamento médico, psicológico, dispensação de medicamentos e acolhimento humanizado.
Lidiane Siquiera, responsável técnica do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), reforça que o tratamento adequado torna o vírus intransmissível, garantindo mais qualidade de vida e interrompendo a cadeia de transmissão.
“Por isso, o teste rápido é uma estratégia fundamental, pois o diagnóstico precoce permite iniciar o cuidado imediatamente”, frisa.
A SMS convida a população para participar da atividade e aproveitar os serviços oferecidos. A ação é aberta a todos os públicos.
Fonte: Olhar Direto






