Em resposta ao questionamento do MP, a administração municipal esclareceu que a ação de remoção dos equipamentos foi baseada em um estudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
Além disso, diz que a ação trará uma economia mensal de R$ 158.296,00 aos cofres públicos.
“A Prefeitura garante também o reforço da sinalização viária nos locais onde foram retirados os dispositivos, o que assegura a segurança no trânsito para motoristas e pedestres”, diz trecho da nota. “A Prefeitura entende que a importância de questionamentos vindos de Órgãos de Controle e que está disponível para sanar dúvidas dos órgãos responsáveis e do MP”.
Nesta quinta-feira (22), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) registrou Notícia de Fato para apurar a retirada dos radares de fiscalização de velocidade na cidade de Várzea Grande. O órgão encaminhou ofício à prefeita Flávia Moretti (PL) solicitando esclarecimentos quanto aos fundamentos técnicos e/ou administrativos que embasaram a decisão, bem como informações sobre a existência de estudo técnico prévio que tenha subsidiado a retirada dos equipamentos.
O MP também solicitou esclarecimentos sobre os impactos da desativação e retirada dos radares de fiscalização no Contrato nº 435/2022, celebrado com o Consórcio Várzea Grande MT. A requisição abrange, em especial, informações sobre eventuais alterações no objeto contratual e os possíveis reflexos financeiros decorrentes da medida.
No início deste mês, a administração municipal afirmou que ao menos 20 radares seriam retirados em pontos estratégicos da cidade. Disse que a iniciativa fazia parte do plano de governo da atual gestão, que prevê a redução de equipamentos de monitoramento eletrônico de velocidade.
Esses foram os locais anunciados para a retirada dos radares
- Avenida Filinto Muller travessa com a rua Antenor Mendes Malheiros – bairro Centro
- Avenida Filinto Muller travessa com a Avenida Castelo Branco – bairro Centro
- Avenida Filinto Muller – bairro Jardim Eldorado
- Avenida Deputado Ary Leite de Campos travessa com a rua 14 – bairro Marajoara
- Avenida Prefeito Murilo Domingos (antiga 31 de Março) – Cohab Cristo Rei
- Avenida vereador Jorge Witzak – travessa Avenida Gonçalo Botelho – bairro Cristo Rei
- Avenida Alameda Júlio Muller – bairro Alameda
- Rua Arnaldo Ângelo do Nascimento (antiga DNER) – bairro Mapim
- Avenida Doutor Paraná – bairro Cristo Rei
- Avenida Arthur Bernardes – bairro Ipase
Fonte: Olhar Direto