O caso repercutiu após o vereador Alessandro Souza de Carvalho, o Xandu (PP), receber uma denúncia de que um secretário estava utilizando uma escavadeira da prefeitura para fazer um serviço particular.
“Duas pessoas me ligaram e abordaram falando ‘está tendo maquinário da prefeitura ali no São Pedro, fazendo serviço particular, e eu já chamei a polícia e tudo, quero que o senhor vá lá’. Como eu sou vereador e ganho para isso, meu salário é para fiscalizar, falei ‘sim senhor, estou à disposição’ e segui para lá. (…) Eu vi que a máquina estava atolada, [vi] outra máquina que foi acionada para dar suporte, para retirar a que estava atolada. (…) Pequenos agricultores estão esperando há mais de dois anos este tipo de serviço e nunca conseguem, mas para os ‘peixes grandes’ conseguem”, disse o vereador em entrevista ao .
Ele foi ao local e encontrou o maquinário atolado. O parlamentar então acionou a polícia. Ele ainda afirmou que investigou o caso mais a fundo e descobriu que a escavadeira havia sido abastecida no sábado (27), com cerca de 400 litros, na garagem da Prefeitura.
Já o prefeito Adair José explicou que houve um “erro de comunicação”. Contou que o secretário havia pedido para que fosse autorizado o uso do maquinário para realização do serviço de limpeza em um tanque de peixe da propriedade do assessor, porém, Adair teria dito que o serviço poderia ser realizado, mas só após a escavadeira cumprir com outras obrigações mais urgentes, como serviços de esgoto e rede de água, e desde que fosse obedecida a fila da lista de piscicultores que também necessitavam de serviços.
“Disse de forma expressa a ele que não poderíamos atender o servidor porque temos várias pessoas na fila (…). Não estava autorizado a pegar a máquina no final de semana para fazer um atendimento exclusivo para ele e não atender a todos. Então esse foi o erro dele e o erro da Secretaria de Infraestrutura foi não ter seguido a minha orientação. O secretário disse que não fez por mal, ele entendeu que, como eu disse que iria atender, mas quando fosse atender a todos, que estaria liberado”, afirmou o gestor.
O prefeito reforçou que não tinha conhecimento que o maquinário foi utilizado mesmo sem obedecer a lista de prioridades e, por causa disso, decidiu exonerar os dois dos cargos de confiança.
Fonte: Olhar Direto